segunda-feira, 17 dezembro 2018
Fale Conosco | (24)3343-5229

Esporte

Profissionais de programa federal são capacitados em Volta Redonda

11/11/2018 19:16:54

Profissionais do Programa Esportivo "Virando o Jogo", do Ministério do Esporte, participaram neste fim de semana, em Volta Redonda, de uma capacitação com palestras e aulas práticas. O programa é gerenciando pela Universidade Federal Fluminense (UFF) e a capacitação foi realizada por professores da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

As atividades aconteceram na Escola Municipal Rubens Machado, no bairro Verde Vale e envolveram 80 profissionais, entre eles, coordenadores, professores de educação física, de lutas e artes marciais, e agentes comunitários, que atuam nos núcleos do Programa nas cidades de Volta Redonda, Barra Mansa, Pinheiral, Barra do Piraí, Resende, Valença e Levy Gasparian.

De acordo com o coordenador regional do programa, Laiam Bergone, o curso qualifica os profissionais envolvidos, já que, além do esporte, o projeto tem uma característica social. “O programa tem várias modalidades, entre elas, judô, futsal, karatê, capoeira, ginástica, para pessoas a partir de 6 anos de idade e sem limite de idade para participação. Estamos em sete municípios e os núcleos estão instalados em áreas de vulnerabilidade social. Com a capacitação, os profissionais conseguem aplicar na prática atividades que visam orientar e treinar os participantes em vários aspectos”, disse Bergone, lembrando, que após a carga horária de 15 horas deste final de semana, os contratados terão que fazer três cursos à distância, através do site do Ministério do Esporte.

Durante o curso, os alunos tiveram palestras sobre direitos humanos, explicação sobre os territórios em que atuam, promoção da saúde, práticas corporais, lutas, cuidados com idosos, práticas alternativas de esporte e lazer, planejamento de aulas e atividades, além de oficinas práticas sobre esportes de invasão e rede com aulas de futsal, handebol e vôlei. Em ambos os dias, os alunos fizeram ainda dinâmicas de grupos e avaliações do aprendizado.

- Espero que as práticas desenvolvidas possam dar frutos no cotidiano e instrumentalizar os núcleos participantes – disse o professor da UFRJ, Nei Santos, que também é instrutor do Programa Esporte e Cidadania para Todos, do Ministério do Esporte.

A troca de experiências no curso foi fundamental para a professora de Educação Física, Juliane Barbosa, do Núcleo Cruzeiro II, em Pinheiral. “A capacitação atualiza a forma de ensino para a gente não ficar na mesmice. Tivemos muitas ideias de trabalhos lúdicos para aplicarmos nas aulas com crianças e idosos”, disse ela, destacando como ponto importante do curso foi o planejamento das aulas. “Nós professores precisamos desta qualificação, pois a metodologia está ligada diretamente à ação social e por isso, temos que aplicar para ajudar no crescimento e evolução do participante”, acrescentou a professora, Leiriane Tavares, do Núcleo Açude 4, em Volta Redonda.

A consultora geral da UFMG, que articula os projetos entre a universidade e o ministério, Ana Elenara Pinto, disse que nos projetos da pasta os agentes educadores precisam saber do seu papel social. "Os momentos da capacitação e as ideias são importantes para o crescimento do profissional, porque os programas transformam a vida das pessoas. A gente consegue fazer isso, através do esporte e lazer, pois o projeto social tem esta proposta”, disse Ana.

A vereadora Rosana Bergone, responsável por intermediar os programas esportivos para a Região Sul Fluminense, junto ao Ministério do Esporte, visitou os participantes no sábado e ressaltou que os projetos federais beneficiam cerca de sete mil participantes. “Assim como no Virando o Jogo, todos os profissionais dos demais projetos são constantemente qualificados e isso nós dá a certeza que temos pessoas capacitadas para dar as aulas”, disse a vereadora. (Foto: Divulgação)

Comentários via Facebook

(O Foco Regional não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)

+ Lidas

Em foco

Notícias primeiro na sua mão

Primeiro cadastre seu celular ou email para receber as ultimas notícias.

Curta nossa fan page, receba todas as atualizações - Foco Regional

Tempo Real

11:37 Cidades