terça-feira, 17 julho 2018
Fale Conosco | (24)3343-5229

Educação

Proerd forma mais 380 alunos em Resende

11/07/2018 09:04:44

A formatura de 380 estudantes, com idade entre 10 e 11 anos, do 5º ano do Colégio Municipal Getúlio Vargas, localizado na Cidade Alegria, marcou na terça-feira, s 12 anos de atividades do Proerd (Programa Educacional de Resistência às Drogas e a Violência), em Resende. Desenvolvido em conjunto pela prefeitura e a Polícia Militar, o programa tem como objetivo preparar crianças e adolescentes para dizerem não às drogas, além de despertar e reforçar valores como o civismo, a ética e o respeito às leis.

A cerimônia de formatura dos estudantes, que contou com a presença do prefeito Diogo Balieiro Diniz, da secretária de Educação Rosa Frech e de autoridades militares, além de pais, responsáveis e professores, aconteceu na quadra do colégio e foi marcada pelo entusiasmo das crianças em todas as etapas da solenidade, desde o canto do Hino Nacional até a entrega dos certificados, quando os formandos fizeram o juramento se comprometendo a viver longe das drogas, passando também pela premiação das melhores redações elaboradas durante o semestre.

As aulas do Proerd nas escolas municipais acontecem uma vez por semana e são ministradas por agentes do 37º Batalhão de Polícia Militar, especialmente capacitados para isso. O terceiro-sargento Sandro Sebastião Lopes, conhecido pelas crianças como “Tio Sandro”, é um dos responsáveis por essa integração escola-família – fator essencial para que o programa não seja esquecido ao longo dos anos pelos alunos. O instrutor citou diversas vezes durante a cerimônia a importância da participação dos pais nesse processo.

- Ao contrário do que as pessoas sempre dizem, nós não plantamos sementes na vida dessas crianças. Nós apenas estamos regando, pois quem planta essas sementes, diariamente, são as famílias. Graças a esse trabalho conjunto, no futuro vamos colher os resultados das boas escolhas feitas por eles – ressaltou o policial militar.

No Proerd os alunos são informados sobre as consequências que as drogas lícitas e ilícitas podem causar na vida de quem escolhe seguir por esse caminho; recebem informações sobre valores morais e éticos; e ainda têm sua autoestima valorizada e fortalecida.

Durante o curso, eles são incentivados a transformar as experiências e ensinamentos adquiridos nas salas de aula em redações e os melhores textos são premiados durante a formatura. Na solenidade desta terça-feira, 12 redações foram destacadas e seus autores receberam uma lembrança.

Além dos 380 estudantes do Colégio Municipal Getúlio Vargas, outros 80 alunos da Escola Municipal Surubi também receberam seus certificados de conclusão do curso esta semana.  (Foto: Divulgação)

+ Lidas

Em foco

Notícias primeiro na sua mão

Primeiro cadastre seu celular ou email para receber as ultimas notícias.

Curta nossa fan page, receba todas as atualizações - Foco Regional

Tempo Real

21:40 Cidades