segunda-feira, 24 julho 2017
Fale Conosco | (24)3343-5229

Cultura

Prefeito recebe Quarteto Arianna no Festival Internacional de Música de BM

17/07/2017 17:14:15

O prefeito de Barra Mansa Rodrigo Drable recebeu a imprensa nesta segunda-feira para anunciar oficialmente a abertura do I Festival Internacional de Música de Barra Mansa. Ao lado da vice-prefeita, Profª Fátima; do maestro e do diretor geral do festival, Vantoil de Souza; do presidente da Associação da Orquestra Sinfônica, Alexandre Martins; do secretário de Cultura, Marcelo Bravo, e do assessor institucional do UBM, Mário Sila, o prefeito recebeu os músicos do Quarteto Arianna (EUA) para explicar detalhes sobre as próximas duas semanas que prometem movimentar a cultura musical de Barra Mansa e região. O festival se encerra no próximo dia 29.

Drable elogiou o desempenho de todos os parceiros envolvidos na realização do festival, realizado em conjunto entre a prefeitura, a Associação da Orquestra Sinfônica de Barra Mansa e o Centro Universitário de Barra Mansa (UBM). “Estamos muito felizes em receber este evento que será motivo de orgulho para a população da cidade. A música é um dos caminhos para que o município viva um momento melhor. Os recursos para o festival foram conquistados com a finalidade de realizar o evento, não estamos retirando a verba de nenhum programa. De braços dados, Barra Mansa será muito melhor do que é hoje e se tornará referência tanto no estado quanto em todo o Brasil”, declarou o prefeito.

Ele ainda ressaltou que a música é uma grande ferramenta geradora de emprego e renda na cidade. “Iremos ainda gerar emprego e renda para o município durante os dias de festival. Nossa rede de hotelaria e gastronomia rá receber mais pessoas, de diversos lugares, que irão movimentar nossa economia nas próximas semanas”, destacou.

Intercâmbio coloca Barra Mansa na vanguarda, diz Vantoil 

O diretor geral do festival, maestro Vantoil de Souza, reiterou o desejo de transformar a região em polo de formação de músicos. “Esse intercâmbio com grandes artistas e diversas culturas será muito importante para nossos jovens do Projeto Música Nas Escolas. Queremos criar um ambiente cultural em Barra Mansa, transformando a cidade em um grande centro musical do país”, enfatizou.

A Associação da Orquestra Sinfônica de Barra Mansa também tem papel ativo no festival, organizando diversas apresentações ao longo da programação com grupos variados do Projeto Música nas Escolas, como a Orquestra de Jazz, Orquestra Juvenil, Banda Marcial, a própria Orquestra Sinfônica, entre outros. “Estamos contando com um apoio incondicional da prefeitura, temos desenvolvido um projeto que vai além das nossas fronteiras. É um projeto que sempre acreditamos e agora juntos, tornamos realidade”, disse Alexandre Martins, presidente da associação.

A coletiva contou com a apresentação do Arianna String Quartet – quarteto de cordas dos Estados Unidos que fará um concerto no Teatro do Sesc nesta quarta-feira, às 20 horas, com entrada gratuita e aberto à população. “Estamos honrados em fazer parte deste maravilhoso programa, que irá beneficiar as crianças e estudantes de Barra Mansa, além de fomentar a arte e ter a participação de toda a sociedade”, disse John McGrosso, violinista do quarteto.

Oficinas serão ministradas por professores renomados

Além do lado musical, o festival trabalhará também o lado pedagógico dos participantes. No UBM e na sede do Projeto Música nas Escolas, oficinas de diversos instrumentos serão ministradas por profissionais renomados, como os violinistas John McGrosso e Julia Sakharova. No dia 28, véspera do encerramento do evento, os alunos farão um recital das oficinas às 15 horas no salão nobre do centro universitário.

Mais informações sobre a Programação de Concertos e Recitais, gratuitamente e aberta ao público, podem ser vistas pelo site www.musicanasescolas.com/ofestival e no www.facebook.com/MusicanasEscolasBM. (Foto: Divulgação)

+ Lidas

Em foco

Notícias primeiro na sua mão

Primeiro cadastre seu celular ou email para receber as ultimas notícias.

Curta nossa fan page, receba todas as atualizações - Foco Regional

Tempo Real

14:36 Saúde