domingo, 18 agosto 2019
Fale Conosco | (24)3343-5229

Educação

Pré-vestibular social do MEP terá novo núcleo

07/05/2019 18:58:38

Lançado em abril de 2000 pelo MEP-VR (Movimento Ética na Política de Volta Redonda), o Pré-Vestibular Cidadão ganhará no próximo mês de junho um terceiro núcleo na cidade. Desta vez, o bairro contemplado será o Santo Agostinho.

O assunto foi discutido no final de semana passado, no salão social da comunidade, a convite do pároco da paróquia do bairro, padre Matias Ramos. O curso já está em fase de montagem e a expectativa é de agregar 40 jovens e adultos. No Pré-Vestibular Cidadão, os alunos contribuem com quantias simbólicas.

- Estamos caminhando para construção de um gesto concreto da Campanha da Fraternidade, cujo tema é Políticas Públicas, na linha da inclusão educacional de jovens e adultos, de forma aberta e plural – disse o padre Matias.

O encontro teve a presença de professores, como Paulo Ricardo (Matemática) e Érique Barcellos (Sociologia), que reafirmaram sua convicção na importância cidadã do projeto. Ficou marcado para o próximo dia 18 um novo encontro para estabelecer o currículo de conteúdos, horários de aulas e abertura das inscrições.

Atualmente, os dois núcleos do MEP contam com 60 alunos. No núcleo inicial, que funciona no bairro Niterói, ao lado da Igreja de Santo Antônio, são 40 estudantes que frequentam as aulas de segunda a sexta-feira. No Retiro, com 20 alunos, as aulas acontecem no salão da Sociedade São Vicente de Paula, na Avenida Ceará, três noites por semana. No Santo Agostinho, a expectativa é de que a turma atinja 40 pessoas.

- Com as inscrições ao Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) a procura sempre aumenta – afirma o coordenador do MEP, José Maria da Silva, o Zezinho.

A iniciativa social do movimento reúne um grupo de 30 professores voluntários. Para reforçar o ensino, costumam ser realizados “aulões” em alguns sábados.

O coordenador lembra, ainda, que a iniciativa conta com parcerias, como a que existe com a UFF (Universidade Federal Fluminense). No próximo dia 31, por exemplo, os alunos vão poder acompanhar uma palestra do renomado professor de Física José Abdalla Helayël Neto.

- É também uma forma de “aclimatar” os alunos no ambiente acadêmico – destaca Zezinho, salientando também que a criaçao dos núcleos favorece os alunos que teriam dificuldades para pagar os custos de se deslocarem de seus bairros para o núcleo do Niterói.  (Foto: Divulgação)

Comentários via Facebook

(O Foco Regional não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)

+ Lidas

Em foco

Notícias primeiro na sua mão

Primeiro cadastre seu celular ou email para receber as ultimas notícias.

Curta nossa fan page, receba todas as atualizações - Foco Regional

Tempo Real

13:48 Nacional