quarta-feira, 11 dezembro 2019
Fale Conosco | (24)3343-5229

Educação

Pré-matrículas em Quatis terminam nesta 5ª feira

Pais ou responsáveis devem se dirigir à unidade mais próxima de casa

12/11/2019 12:11:36

Os pais ou responsáveis que ainda não realizaram a pré-matrícula para as 11 escolas ou as duas creches da rede municipal de ensino de Quatis devem ficar atentos: em razão do feriado da proclamação da República, o prazo termina nesta quinta-feira. A pré-matrícula é necessária visando fazer com que a Secretaria Municipal de Educação forme as turmas em cada escola para o ano letivo de 2020. Um levantamento divulgado pela prefeitura, em outubro, apontou que, atualmente, a rede municipal tem 2.338 alunos matriculados.

A secretária de Educação, Patrícia Vidal, lembra que a pré-matrícula deve ser realizada de 8 às 16 horas, no caso de crianças e alunos da educação infantil ao ensino fundamental. Já o horário estabelecido para a pré-matrícula dos estudantes do projeto EJA (Educação de Jovens e Adultos) é de 17 às 20 horas.

Segundo ela, a prefeitura vai priorizar a matrícula dos alunos nas escolas situadas mais perto de suas casas. Porém, se o número de vagas disponíveis for superior à procura, os estudantes serão direcionados para os bairros mais próximos, “dentro da disponibilidade existente de vagas”.

- É importante reafirmar que a pré-matrícula não assegura automaticamente a vaga, motivo pelo qual os pais ou responsáveis deverão retornar às unidades de ensino em janeiro com o objetivo de efetivar a matrícula – disse a professora.

Ela explicou que s faixas de idade para pré-matrícula nas duas creches municipais são as seguintes: berçário (crianças nascidas entre os dias 1º de abril e 3 de outubro de 2019); maternal I (crianças nascidas entre 1º de abril de 2018 e 31 de março de 2019); e maternal II (crianças nascidas entre 1º de abril de 2017 e 31 de março de 2018).

Nas escolas municipais, as faixas de idade estabelecidas são crianças nascidas entre os dias 1º de abril de 2016 e 31 de março de 2017 (maternal III); crianças nascidas entre 1º de abril de 2015 e 31 de março de 2016 (pré-escolar I); crianças nascidas entre os dias 1º de abril de 2014 e 31 de março de 2015 (pré-escolar II); e crianças nascidas entre os dias 1º de abril de 2013 e 31 de março de 2014 (CBA – Ciclo Básico de Alfabetização).

Por sua vez, os estudantes interessados em se matricular no EJA (Educação de Jovens e Adultos) deverão ter completado 15 anos de idade até o dia 31 de março de 2020. Neste caso específico, a pré-matrícula deve ser feita apenas na Escola Municipal Pessoa de Barros, que funciona nas dependências da Escola Municipal Maria Helena Rafael de Elias, no Centro de Quatis.

Os documentos necessários para a pré-matrícula são certidão de nascimento e comprovante atualizado de residência (para todas as crianças e alunos, independente da fase escolar); declaração de escolaridade da sua unidade de origem (estudantes que pretendem mudar de escola no próximo ano, e os alunos em cuja escola atual não existe a fase seguinte para a continuidade dos seus estudos). (Foto: Divulgação)

Comentários via Facebook

(O Foco Regional não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)

+ Lidas

Em foco

Notícias primeiro na sua mão

Primeiro cadastre seu celular ou email para receber as ultimas notícias.

Curta nossa fan page, receba todas as atualizações - Foco Regional

Tempo Real

18:41 Educação