segunda-feira, 17 junho 2019
Fale Conosco | (24)3343-5229

Internacional

Pfizer é acusada de omitir descoberta contra Alzheimer

Empresa considerou que não teria lucro significativo para avançar nos estudos

08/06/2019 13:27:14

A farmacêutica Pfizer está sendo acusada de omitir uma descoberta importante: as pesquisas com um medicamento para o tratamento de artrite reumatoide indicaram que o remédio reduziria o risco de doença de Alzheimer. A notícia foi publicada pelo jornal norte-americano "The Washington Post".

- O Enbrel poderia potencialmente prevenir, tratar e retardar a progressão da doença de Alzheimer – diz trecho de um documento obtido pelo jornal.

A doença é uma das que mais desafiam pesquisadores de todo mundo, já que até agora pouco se sabe sobre prevenção e tratamentos efetivos.

Segundo a reportagem, o custo para se realizar novas pesquisas de laboratório, necessárias para comprovar e inclusive aumentar a eficácia do medicamento no combate ao Alzheimer seria de aproximadamente US$ 80 milhões, valor que os executivos teriam considerado um impedimento para seguir adiante, porque não permitiria uma margem de lucro significativa.

"Nesse caso, quando uma medicação eficaz deixa de existir por determinação da empresa, causa um prejuízo tanto para o paciente quanto para a sociedade", opinou o médico Jorge Alves Venâncio, coordenador da Conep (Comissão Nacional de Ética e Pesquisa).

Do outro lado, a empresa diz que a "divulgação de qualquer análise ou dados de maneira equivocada pode gerar uma falsa esperança para pacientes que sofrem de uma doença".

Em nota, a companhia disse que trabalha arduamente para desenvolver medicamento que trarão um impacto positivo e efetivo em inúmeras doenças. "A Pfizer está comprometida em trazer grandes avanços que mudem a vida dos pacientes e, para tanto, tem um dos pipelines mais robustos da indústria", defendeu-se a empresa em nota.

Comentários via Facebook

(O Foco Regional não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)

+ Lidas

Em foco

Notícias primeiro na sua mão

Primeiro cadastre seu celular ou email para receber as ultimas notícias.

Curta nossa fan page, receba todas as atualizações - Foco Regional

Tempo Real

16:27 Polícia