terça-feira, 11 dezembro 2018
Fale Conosco | (24)3343-5229

Educação

Pais protestam contra forma de ensino integral em Barra Mansa

12/03/2018 09:14:45

Pais e parte dos professores do Colégio Municipal Padre Anchieta, da Vista Alegre, em Barra Mansa, realizam nesta segunda-feira, desde as primeiras horas da manhã uma manifestação pela implantação do ensino integral na escola, que começou vigorar este mês. Segundo eles, o protesto não é contra o ensino integral, mas pela maneira como está sendo implantado. Eles alegam que a escola não foi estruturada para a mudança.

Ainda segundo os pais, os alunos estão ociosos dentro da escola depois de cumprirem o horário regular de aulas. “Tenho uma filha de 13 anos, que, até agora, teve apenas uma atividade. Ela passa o restante do dia no pátio, sem ter o que fazer, junto com alunos de até 16 anos”, queixou-se  Márcia Helena Marques Gonçalves.

A professora Marcela Ferreira, que leciona no colégio, disse que houve encerramento de turmas e também criticou a forma como o sistema foi adotado. “Não houve a preparação da escola. Não estamos contra o ensino em tempo integral , muito pelo contrário, mas da forma como foi implantado, não tem como funcionar”, disse.

Os pais distribuíram aos alunos um panfleto questionando as condições da escola e reclamaram que a direção mandou recolher de todos os estudantes. “Eles não querem que os alunos questionem o lugar onde estudam?”, reclamaram vários pais.

O Colégio Padre Anchieta tem 550 alunos. A direção do estabelecimento não quis dar entrevista, mas assegurou que não há ociosidade dos alunos. Segundo a direção, os alunos têm, no horário integral, aulas de empreendedorismo, inglês, francês e espanhol, robótica, informática e xadrez, além de atividades de esporte e lazer.

Informou ainda que foram criados quatro horários para o almoço, a fim de evitar aglomerações no restaurante.

São 13 turmas no ensino regular e 13 cumprindo o horário integral em sistema de revezamento pela manhã e à tarde.

A implantação do sistema integral nas escolas está previsto pelo Ministério da Educação para atingir 50% dos alunos até 2024. Em Barra Mansa, a Secretaria Municipal de Educação iniciou a adoção em cinco escolas. De acordo com o que foi divulgado no mês passado, os estudantes recebem cinco refeições diárias, com café da manhã, colação, almoço, lanche da tarde e jantar.

1/2

Comentários via Facebook

(O Foco Regional não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)

+ Lidas

Em foco

Notícias primeiro na sua mão

Primeiro cadastre seu celular ou email para receber as ultimas notícias.

Curta nossa fan page, receba todas as atualizações - Foco Regional

Tempo Real

22:15 Polícia