quarta-feira, 23 agosto 2017
Fale Conosco | (24)3343-5229

Lazer

OSBM interpreta a 5ª Sinfonia de Mahler em concerto no Municipal

10/04/2017 11:55:56

Um grande desafio. Assim está sendo resumido o concerto de abril da temporada oficial da Orquestra Sinfônica de Barra Mansa (OSBM). Em “Ciclo Mahler – O apogeu do virtuosismo orquestral”, a OSBM interpreta a mais emblemática sinfonia de Mahler, considerada uma das obras mais complexas da música orquestral.

Excepcionalmente neste concerto, a OSBM se apresenta no Instituto Cultural Municipal, no Clube Municipal. O concerto gratuito acontece nesta terça-feira, a partir das 20 horas.

O concerto conta com apenas uma música, mas que preenche toda apresentação com sua grandiosidade. Dividida em cinco movimentos, a sinfonia mescla trevas e luz, iniciando com uma marcha fúnebre e encerrando num ritmo entusiasmado. O quarto movimento, considerado o ponto alto da sinfonia, ficou mundialmente conhecido por ser a trilha sonora do filme “Morte em Veneza”.

Sob regência de seu maestro associado, Daniel Guedes, a OSBM selecionou a 5ª Sinfonia de Mahler para este concerto, justamente por sua complexidade e caráter desafiador. Sua interpretação demonstra o avanço técnico da orquestra, que ao longo de seus doze anos encarou diversos desafios, comprovando sua excelência.

Além disso, a OSBM mantém sua viagem musical pelo mundo, como sugere o tema de sua temporada 2017 “OSBM pelo Mundo”. Neste concerto, a viagem tem passagens pela República Tcheca, onde nasceu Gustav Mahler, e por Viena, onde Mahler vivia enquanto compunha a sinfonia.

A mudança do local do concerto, da Igreja Matriz de São Sebastião para o Instituto Cultural Municipal, foi necessária devido ao um compromisso assumido pela igreja com a diocese.

Temporada “OSBM pelo mundo”

Depois de viajar pelas cores na temporada 2016, agora, em 2017, a OSBM faz uma verdadeira viagem musical. As obras do programa de cada concerto representam um país, permitindo ao público realizar uma verdadeira experiência sensorial, viajando a paisagens tão distintas por meio da música. Além das obras internacionais, a OSBM recebe, também, na  temporada 2017, solistas de países distintos que deixam sempre um pouco de sua cultura.

A OSBM é um dos principais conjuntos do Projeto Música nas Escolas, formada por monitores e alunos avançados. Há doze anos promove a interiorização da música clássica no Estado do Rio de Janeiro, por meio de sua temporada oficial realizada na Igreja Matriz de São Sebastião, em Barra Mansa. Os solistas e maestros que atuam em seus concertos realizam aulas para os músicos da orquestra, aprimorando seus conhecimentos e enriquecendo a capacidade técnica da OSBM.

O Projeto Música nas Escolas de Barra Mansa, da qual a OSBM faz parte, atende a todas as escolas públicas municipais de Barra Mansa com processo de educação musical, que inicia na educação infantil e se estende a todas as séries. Desde o início, o Projeto é mantido pela prefeitura de Barra Mansa, numa ação conjunta da Secretaria Municipal de Educação e da Fundação de Cultura. A gestão administrativa é feita pela Associação da Orquestra Sinfônica de Barra Mansa.

Serviço:

Concerto “Ciclo Mahler – O apogeu do virtuosismo orquestral”

Data: Terça-feira – 11/04/2017

Horário: 20 horas

Local: Instituto Cultural Municipal – Clube Municipal

Regência: Daniel Guedes

Programa:

Sinfonia nº 5 em dó sustenido menor – Gustav Mahler

+ Lidas

Em foco

Notícias primeiro na sua mão

Primeiro cadastre seu celular ou email para receber as ultimas notícias.

Curta nossa fan page, receba todas as atualizações - Foco Regional

Tempo Real

18:25 Estado