sexta-feira, 14 dezembro 2018
Fale Conosco | (24)3343-5229

Lazer

Orquestra Sinfônica Brasileira realiza concerto em Barra do Piraí

07/06/2018 16:01:36

Está chegando o dia da culminância do projeto Conexões Musicais na cidade de Barra do Piraí. Depois de promover um estudo sobre as atividades musicais do município, capacitar professores da rede pública, realizar audições e ensaiar músicos locais, a Orquestra Sinfônica Brasileira subirá ao palco para um grande concerto na cidade, com entrada gratuita. Músicos barrenses se juntarão à OSB no dia 16 de junho, a partir das 20h, na Praça Nilo Peçanha. A ação faz parte do projeto Conexões Musicais, promovido em parceria com a prefeitura de Barra do Piraí.

Para o concerto em Barra do Piraí, a OSB preparou um repertório especial. Sob a batuta do maestro Lee Mills, a orquestra apresentará um programa que vai do clássico (com obras de Beethoven, Mozart, Tchaikovsky, Strauss, entre outros) ao popular – com Aquarela do Brasil, de Ari Barroso, e Garota de Ipanema, de Tom Jobim. E em homenagem ao município, a OSB também irá executar o hino de Barra do Piraí e uma obra de um compositor da cidade (Velhos Pais, de Jota Lugal).

O Conexões Musicais é um projeto de responsabilidade social e de democratização cultural da Orquestra Sinfônica Brasileira que tem como objetivo promover uma rede de interação em cidades  do interior do Estado do Rio de Janeiro. Além da realização dos concertos e da participação dos músicos locais, a iniciativa também proporciona um estudo das atividades musicais dos municípios onde atua e promove o acesso à cultura por meio de um trabalho de sensibilização musical, desenvolvido no ciclo escolar básico, através do programa “Orquestra em Sala”. Realizado em parceria com escolas públicas, professores são capacitados para preparar seus alunos sobre o funcionamento de uma orquestra sinfônica, o trabalho dos músicos e o repertório específico que será apresentado pela OSB na cidade.

“Fomos recebidos com muito carinho em Barra do Piraí e os músicos da cidade nos impressionaram positivamente durante as audições e ensaios. Este concerto, além de trazer para este município a OSB, um patrimônio musical de todos nós brasileiros, realiza um repertório de grandes clássicos da música sinfônica nacional e internacional ao mesmo tempo em que joga luz nas riquezas musicais da cidade, apresentando também seus músicos e sua música. O público pode esperar por uma apresentação de altíssima qualidade, preparada com muito cuidado pela OSB e pelos músicos locais” - adianta o Diretor Artístico da Orquestra Sinfônica Brasileira, Pablo Castellar.

Em Barra do Piraí, os músicos selecionados que subirão ao palco com a OSB são: Caroline de Oliveira Rosa e Edilaine dos Santos (violino), Marcelo Dias Cerqueira (trompete), Luiz Guilherme da Silveira e Kennedy Rodrigues (tuba), Aldo Vinicius Ouverney e Leonardo Canavez (trompa) e Mauro da Conceição (trombone).

Além de Barra do Piraí, os municípios de Guapimirim e Paracambi também receberam o Conexões Musicais no primeiro semestre de 2018. Barra Mansa, Duque de Caxias e Mangaratiba serão as próximas cidades contempladas pelo projeto.

Mais informações sobre o projeto Conexões Musicais no site www.conexoesmusicais.com.br.

Comentários via Facebook

(O Foco Regional não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)

+ Lidas

Em foco

Notícias primeiro na sua mão

Primeiro cadastre seu celular ou email para receber as ultimas notícias.

Curta nossa fan page, receba todas as atualizações - Foco Regional

Tempo Real

21:02 Polícia