quinta-feira, 15 novembro 2018
Fale Conosco | (24)3343-5229

Estado

Operação prende delegados e inspetores da Baixada Fluminense

Policiais são suspeitos de extorsão

18/10/2018 08:17:41

A Corregedoria Geral da Polícia Civil deflagrou, na manhã desta quinta-feira, uma operação para prender dois delegados e cinco inspetores da própria corporação. A Operação Infiltrados, como foi denominada, prendeu os delegados Leonardo Guimarães de Godoy Garcia Grivot, plantonista da 52ª DP (Nova Iguaçu), e Matheus de Almeida Romanelli Lopes, titular da 53ª DP (Mesquita), ambas na Baixada Fluminense. Grivot foi preso no momento em que deixava o plantão da delegacia. Já Matheus foi encontrado em casa, em Icaraí, Niterói, na Região Metropolitana do estado.

Além dos delegados, também foram presos os inspetores Carlos Alberto Falcão, Cosme de Araújo Conceição, Leonardo Ferreira Amaral e Sérgio Bezerra de Andrade. O agente Paulo da Silva Carvalho não foi encontrado em casa, em Nova Iguaçu, mas a sua mulher informou que ele vai se apresentar na Corregedoria, no Centro do Rio.

Além dos mandados de prisão, foram feitas buscas e apreensão de materiais nas 52ª e 53ª DPs. A operação aconteceu na capital, Nova Iguaçu, Mesquita, Seropédica e Niterói. A autorização para as prisões e as buscas foi dada pela Vara Criminal de Mesquita.

Os policiais passaram a ser investigados após uma escuta telefônica, realizada para revelar um crime, revelou o sequestro e pedido de resgate do traficante Carlos Vinícius Lima de Araújo, o “Orelha”, que tinha mandado de prisão em aberto na época.

Na noite de 31 de maio do ano passado, Leonardo Amaral, Paulo da Silva Carvalho e Sérgio Bezerra de Andrade invadiram a casa de Orelha e o levaram para a delegacia. O inspetor Leonardo Amaral, então chefe do Grupo de Investigação Complementar (GIC) da delegacia fez varias coações.

Os agentes foram denunciados pelo Ministério Público Estadual por formação de quadrilha, extorsão mediante sequestro, roubo qualificado, concussão e constrangimento legal.

“Cumpre destacar que a organização criminosa foi estruturalmente ordenada e caracterizada pela divisão de tarefas, com objetivo de obter, direta ou indiretamente, vantagem patrimonial, mediante a prática de diversos crimes, principalmente os crimes de extorsão, concussão, prevaricação, ameaças, entre outros”, diz a promotora Elisa Ramos Pittaro Neves em um trecho da denúncia.

Segundo as investigações, a sede da delegacia de Nova Iguaçu foi utilizada para extorsões e outras negociações, como não cumprir a prisão de um contrabandista de cigarros que estava agindo na região. Os investigadores também descobriram que o bando estava atuando, através de ameaças, tentando atrapalhar investigações sobre os crimes cometidos dentro da própria delegacia.

Uma pessoa foi infiltrada no grupo para dar detalhes da organização criminosa. Através desse colaborador deu-se o nome da operação. No entanto, o homem foi assassinado. A Polícia Civil investiga o motivo da sua morte.

Para o Ministério Público, o delegado Matheus Romanelli, atuava “executando delitos em coautoria com os demais denunciados, retardando procedimentos investigatórios e sindicâncias instauradas para apurar irregularidades cometidas pelos denunciados e se omitindo de agir de forma consciente e dolosa enquanto uma série de crimes era cometidos no interior da 53ª DP pelos denunciados”.

O delegado Leonardo Guimarães passou na prova de juiz federal, mas não foi classificado porque não tinha tempo jurídico. Ele está no processo seletivo para delegado federal.

Corregedoria da PM faz operação na Baixada

A Corregedoria da Polícia Militar também está nas ruas para cumprir 15 mandados de prisão e 22 de busca e apreensão em Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense. De acordo com a corporação, um dos alvos de busca são depósitos de gás.

A ação conta com a participação de todas as Delegacias de Polícia Judiciária Militar (DPJM). Ainda não há informações de presos e apreensões. As informações são do jornal O Dia.

Comentários via Facebook

(O Foco Regional não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)

+ Lidas

Em foco

Notícias primeiro na sua mão

Primeiro cadastre seu celular ou email para receber as ultimas notícias.

Curta nossa fan page, receba todas as atualizações - Foco Regional

Tempo Real

09:38 Nacional