segunda-feira, 23 outubro 2017
Fale Conosco | (24)3343-5229

Saúde

Obras civis do Hospital Regional são entregues

17/12/2016 18:03:45

Uma cerimônia realizada na manhã deste sábado marcou a entrega das obras civis do Hospital Regional do Médio Paraíba Dr.ª Zilda Arns, no bairro Roma, em Volta Redonda, às margens da Rodovia Presidente Dutra. A unidade, cujas obras foram coordenadas pela prefeitura de Volta Redonda, vai atender cerca de 1,2 milhão de pessoas, moradoras dos 12 municípios que compõem o Cismepa (Consórcio Intermunicipal de Saúde do Médio Paraíba) - Volta Redonda, Resende, Rio Claro, Rio das Flores, Barra Mansa, Barra do Pirai, Quatis, Itatiaia, Pirai, Pinheiral, Porto Real, Valença.

O evento marcou a entrega das chaves para o governo do estado – responsável por definir, junto ao Cismepa, como será a forma de gerenciamento do hospital.Participaram da cerimônia o prefeito de Volta Redonda, Antonio Francisco Neto, o secretario estadual de Saúde, Luiz Antônio de Souza Teixeira Júnior, a primeira-dama do Rio de Janeiro, Maria Lúcia Cautiero Horta Jardim, o filho de Zilda, Nelson Arns, o presidente da Comissão de Fiscalização da Obra, engenheiro Sebastião Faria, o bispo da Diocese Barra do Piraí/Volta Redonda, Dom Francisco Biasin, prefeitos dos municípios integrantes do Cismepa, o deputado federal Deley de Oliveira (PTB), o deputado estadual José Luiz Anchite (PP), e representantes dos conselhos municipais de Saúde de várias cidades da região, entre outros convidados.

O presidente da Comissão de Fiscalização lembrou que a ideia do Hospital Regional começou a surgir em 2009, a partir da constatação da carência de leitos para atendimento de alta complexidade na região.

A partir daí foi constituído um grupo de trabalho, aprovado pela Secretaria de Estado de Saúde, para discutir o tipo de atendimento e a localização do hospital. Volta Redonda foi escolhida – por todos os integrantes do grupo – porque está no centro geográfico dos 12 municípios e próximo a duas rodovias, facilitando o acesso de moradores de todas as cidades da região”, destacou Faria, que completou: “Depois de muitas adversidades, hoje entregamos esta obra pronta, com a certeza que valeu a pena, porque vai salvar vidas, atendendo mais de 1,2 milhão de pessoas”.

Nelson Arns destacou a importância do cuidado com a Saúde desde a gestação, passando pela primeira infância, usando como exemplo o trabalho realizado por sua mãe, médica pediatra e sanitarista, uma das fundadoras da Pastoral da Criança. Ele se disse muito orgulhoso com a homenagem. “Nós, como família, ficamos muito orgulhosos com a lembrança da minha mãe para um hospital tão magnífico”, disse.

Dom Francisco Biasin ressaltou a união dos municípios que formam o Cismepa, e afirmou que a atitude é “um exemplo do que gostaríamos para a nossa política”. “Além disso, este hospital traz a lembrança de uma pessoa que, se hoje vemos o Brasil e outros países da América Latina e África comemorando as sucessivas quedas nos índices de mortalidade infantil, se deve ao trabalho dessa médica, mulher e mãe, Zilda Arns”, disse o bispo, destacando ainda o projeto arquitetônico – de autoria da arquiteta Cláudia Freitas, da prefeitura de Volta Redonda – totalmente humanizado.

Andando pelos corredores, em uma visita que fiz há uns dois meses, notei que a arquitetura deste hospital leva em consideração o ser humano – humaniza a saúde – e até mesmo na UTI (Unidade de Tratamento Intensivo) os pacientes podem ver a luz solar”, relatou, se referindo às janelas duplas da UTI, que contam com uma persiana interna isolada, que controla a entrada de luz solar, acionada a partir de um botão. A ideia leva em conta as pesquisas que mostram que a luz solar é benéfica para a recuperação dos pacientes e para o ambiente hospitalar, melhorando a salubridade.

O presidente do Cismepa, o prefeito de Piraí, Dr. Luiz Antônio, destacou também a necessidade de unidade política para a manutenção do hospital. “O mais importante para nós agora é o que falou Dom Biasin: a necessidade de união, para sempre conseguirmos o melhor para a nossa região. Temos este desafio, mas tenho certeza que vamos atender as necessidades da nossa população”.

Obras civis do Hospital Regional são entregues

O prefeito Neto destacou a parceria com o governo do estado e a Assembleia Legislativa (Alerj), que também destinou recursos para o hospital, e a todos os prefeitos da região que se empenharam para levar o projeto adiante. “Temos sempre que lembrar que este hospital foi construído com o metro quadrado mais barato do Brasil: enquanto uma obra deste porte sai por cerca de R$ 6 mil o metro quadrado, nós fizemos por R$ 2,6 mil, com a mesma qualidade, graças ao trabalho do Faria e da sua equipe”, destacou o prefeito de Volta Redonda.

O secretário estadual de Saúde afirmou que a primeira fase do hospital prevê o funcionamento do Centro de Imagens, para qual já está sendo feita uma licitação, e logo após, em uma segunda fase, devem entrar em operação os leitos de UTI (Unidade de Tratamento Intensivo) adulto e pediátrico.

Entregar uma obra dessas é muito difícil, mas colocar para funcionar também é difícil. Temos uma responsabilidade muito grande colocar este equipamento público para funcionar, precisamos de união, e tenho certeza que nós e os novos prefeitos estaremos juntos nessa tarefa”, disse Luiz Antônio de Souza, ressaltando ainda que o Médio Paraíba “é a região do estado do Rio com a saúde mais organizada”

HOSPITAL - O Hospital Regional do Médio Paraíba Dr.ª Zilda Arns Neumann realizará atendimentos pelo SUS (Sistema Único de Saúde) de alta e média complexidade, e terá 229 leitos, sendo 47 de UTI (Unidade de Tratamento Intensivo) e 50 de UI (Unidade Intermediária), e um centro cirúrgico com seis salas para as cirurgias de alta complexidade. O ambulatório contará com dez consultórios e três salas para pequenas cirurgias e endoscopias. O atendimento será por demanda referenciada para as cirurgias de alta complexidade em neurocirurgia, traumato ortopedia, oftalmologia, cirurgia bariátrica, transplante de rins e de córneas.

+ Lidas

Em foco

Notícias primeiro na sua mão

Primeiro cadastre seu celular ou email para receber as ultimas notícias.

Curta nossa fan page, receba todas as atualizações - Foco Regional

Tempo Real

13:02 Estado