segunda-feira, 09 dezembro 2019
Fale Conosco | (24)3343-5229

Política

Obra no Belvedere é discutida em sessão itinerante da Câmara

30/05/2019 21:25:02

A Câmara de Volta Redonda realizou na noite desta quinta-feira, no ginásio de esportes da Apae (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais), no bairro Sessenta, a primeira sessão itinerante do ano – iniciativa prometida no início do ano pelo vereador Edson Quinto (PR). O tema que dominou boa parte da sessão, no entanto, foi a obra que está sendo realizada por uma empresa particular no Jardim Belvedere, que vem causando uma sucessão de transtornos aos moradores do bairro e adjacências, além de outras localidades, como Vila Rica, Jardim Tiradentes e Roma.

Foi aprovada uma proposta do vereador Washington Granato (PTC) para a criação de uma Comissão Especial destinada a apurar o impacto causado pelo parque natural que será construído no Belvedere. Nos últimos dias, surgiu uma polêmica em torno de uma lagoa que teria sido aterrada indevidamente pelos realizadores da obra, que vão construir um empreendimento imobiliário no local.

A instalação de uma nova rede de drenagem no Jardim Belvedere provocou esta semana falta de água em 17 bairros, atingindo cerca de 30 mil pessoas. O fornecimento foi restabelecido pelo Saae no final da noite da quarta-feira, mas, quase 24 horas depois, moradores reclamam de falta de água em vários bairros, como Jardim Tiradentes, Vila Rica e Roma.

Obra no Belvedere é discutida em sessão itinerante da Câmara

No início da noite, cerca de 60 pessoas chegaram a fazer um protesto pacífico na entrada do Jardim Belvedere, fechando parcialmente o trânsito. O presidente do Saae, José Geraldo Santos, o Zeca, e o vereador Paulinho do Raio-X, que tem criticado a obra, conversaram com os manifestantes e o protesto não se agravou (já havia pneus sendo levados para o local para serem queimados). O diretor do Saae assegurou que a água chegará ao Tiradentes e à Vila Rica nesta sexta-feira.

- Não sou contra a prosperidade, contra o empreendimento, mas há dois dias toda aquela região está sem água. Não é possível uma obra particular afetar a vida de tanta gente – criticou o vereador Maurício Pessôa.

Outros, como Paulo Conrado (PRTB), fizeram coro e lembraram que a obra criou uma dificuldade de locomoção naquela região da cidade. “Está causando muitos transtornos para a população. Deveria ter sido mais bem planejada. As pessoas estão chegando atrasadas no trabalho, muitas não têm onde sequer tomar um banho”.

Neném (PSB) chegou a afirmar que, por causa do empreendimento, o Saae não estaria cuidando de outros problemas na cidade: “O empresário [Mauro Campos] deveria pagar pelos prejuízos que está causando às pessoas”.

Vereadores gostaram da experiência

Obra no Belvedere é discutida em sessão itinerante da Câmara

A sessão itinerante – que contou com uma intérprete de Libras (linguagem de sinais) – recebeu elogios de todos os parlamentares. Na plateia, a maioria era formada por funcionários da Viação Sul Fluminense, que temem ficar desempregados com a decisão da prefeitura de suspender a operação da empresa nas linhas municipais – o caso está no Tribunal de Justiça.

Com a presença também do presidente da Apae, Mário Vitor Netto compondo a mesa, todos os vereadores elogiaram a iniciativa: “A Casa está demonstrando que quer estar perto e ouvindo a população”, afirmou o Pastor Washington (PRB).

- É muito bom poder estar próximo da população – defini Edson Quinto.

O local da próxima sessão itinerante ainda não está definido, mas existe a possibilidade de que seja realizada na Barreira Cravo.

LUTO – Na mesma sessão foi aprovada uma moção de pesar à família da ex-servidora da Câmara, Maria Helena Batista. Ela faleceu nesta quinta-feira apenas dois meses depois de se aposentar, tendo trabalhado mais de 30 anos no cerimonial da Câmara.

Obra no Belvedere é discutida em sessão itinerante da Câmara

Comentários via Facebook

(O Foco Regional não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)

+ Lidas

Em foco

Notícias primeiro na sua mão

Primeiro cadastre seu celular ou email para receber as ultimas notícias.

Curta nossa fan page, receba todas as atualizações - Foco Regional

Tempo Real

12:15 Cidades