quarta-feira, 05 agosto 2020
Fale Conosco | (24)3343-5229

Especiais

Nutricionista dá dicas de como se hidratar no Carnaval

24/02/2017 11:29:28

Está chegando a hora da festa mais agitada e, para muitos, mais aguardada do Brasil. São quatro dias de pura diversão.  E, para que a energia não acabe antes do fim da festa, nada melhor do que tomar alguns cuidados com a alimentação e a hidratação, afinal de contas, por mais que não se perceba, o esforço é intenso e exige muito das condições físicas da pessoa.

A nutricionista Carolina Eliziário enfatiza que é muito importante ingerir bastante água durante a folia. A água de coco, diz ela, também é uma ótima alternativa natural.

- Sentir sede é sinal de que seu organismo está desidratado. Hora de ingerir bastante líquido incluindo a água, água de coco, água saborizada, chás gelados e também sucos de frutas naturais. Em se tratando de bebida alcoólica, se consumida em excesso, pode fazer mal para a saúde – alerta Carolina.

O vilão da história, diz a nutricionista, é o etanol, o álcool presente nessas bebidas: “O etanol diminui a produção do hormônio antidiurético, responsável por regular a perda de água do organismo. Isso faz com que eliminemos mais água, por isso vamos tantas vezes ao banheiro quando bebemos aquela 'cervejinha' em excesso. Com isso podemos nos desidratar, o ideal é intercalar com as bebidas não alcoólicas, como água , água de coco e suco da fruta entre um gole e outro".

O ideal é também aproveitar esses dias para mudar os hábitos. Ela sugere começar a fazer uma caminhada por 30 minutos e fazer seis refeições diárias. “E nas grandes refeições evitar os alimentos flatulentos, aqueles que formam gases e incham a barriga, como brócolis, repolho, couve flor e pimentão verde. Inchaço também pode ser pelo aumento de sódio na alimentação diária. Cuidado com o excesso de sal”, alerta.

Outro vilão apontado por Carolina é a constipação intestinal (intestino preso). Por isso, a recomendação é aderir a uma dieta rica em fibras, com frutas com cascas e folhosos verdes escuro, além de muita água.

Veja as principais dicas:

Beber muito água durante a folia

Ingerir 35ml por kg de peso – Exemplo: se você pesa 80 kg , terá que ingerir 2,800 ml de água

Comer a cada três horas

Ingerir pequenas porções em várias refeições diárias ( o ideal são seis refeições ao dia)

Evitar carnes e lanches gordurosos, por conta das infecções intestinais

Ingerir as frutas oleaginosas (castanha , nozes, damasco são fontes de vitaminas e minerais)

Não comer em lugares sem higiene adequada

Se for beber álcool, intercale água ou suco de fruta entre um gole e outro (as bebidas alcoólicas em geral podem desidratar, por isso, o ideal é intercalar com não alcoólicos)

- Durma bem

Comentários via Facebook

(O Foco Regional não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)

+ Lidas

Em foco

Notícias primeiro na sua mão

Primeiro cadastre seu celular ou email para receber as ultimas notícias.

Curta nossa fan page, receba todas as atualizações - Foco Regional

Tempo Real

19:47 Polícia