sexta-feira, 15 dezembro 2017
Fale Conosco | (24)3343-5229

Cultura

Museu do Trabalhismo lança Catálogo Audiovisual de Trabalhadores Brasileiros

27/09/2017 12:00:28

O Museu da Memória do Trabalhismo Brasileiro, em Volta Redonda (MMTB), acaba de lançar o I Catálogo Audiovisual de Trabalhadores Brasileiros. O anúncio foi feito na festa de abertura da 11ª Primavera dos Museus, realizado na semana passada em todo o Brasil, e que na cidade do aço aconteceu na sede do MMTB, na Vila Santa Cecília.

 A ideia consiste em documentar as pessoas com seus desafios e rotinas de trabalho e assim aumentar o atual acervo do museu. De acordo com a presidente da Instituição, Angela do Bem, “há uma preocupação sociológica com as profissões em vias de extinção, assim como a falta de registro do início de novas atividades, como no caso das áreas mais tecnológicas”, analisa.

Entre as profissões em vias de extinção, ela cita os bancários, os cobradores de ônibus e as telefonistas, entre outras. “Queremos registrar não apenas essas, mas toda atividade assalariada com foco na pessoa, no profissional trabalhador”, explica.

A presidente do MMTB detalha que esse acervo vai compor, inicialmente, uma espécie de Museu Virtual de Trabalhadores para que as pessoas saibam dos afazeres de outros e tenham um registro pessoal de sua atividade. “Esperamos que muitos deixem seus registros como pessoas trabalhadoras, mas também temos o foco de registrar o início de novas profissões que são demandadas pelas novas relações de criatividade, tecnologia e trabalho, a exemplo dos designers de games, gestores de conteúdos e tantas outras”, afirma Angela do Bem.

O I Catálogo Audiovisual do Trabalhador Brasileiro está na fase de instalação e coleta de acervo. Para isso, o museu lançou uma campanha incentivando o registro audiovisual espontâneo de pessoas e seus ofícios. Os interessados em participar poderão gravar suas apresentações, respondendo às perguntas iniciais: quem eu sou e o que faço? Diante deste questionamento cada integrante poderá expor suas atividades profissionais, há quanto tempo trabalha nesta área, como começou, qual é a rotina do trabalho e outras abordagens relacionadas ao próprio emprego.  Os vídeos poderão ser enviados para o emailmuseudotrabalhismo@gmail.com.

O Museu da Memória do Trabalhismo Brasileiro , fundado em 2012, é uma instituição focada na história da industrialização do Brasil a partir da fundação da Companhia Siderúrgica Nacional (CSN), em Volta Redonda, na década de 1940. Atualmente, a CSN requer a reintegração de posse do terreno onde está instalado o museu. Isso, segundo a instituição, “vem causando diversas manifestações em defesa da memória e história da cidade e do trabalhismo brasileiro”. (Foto: Divulgação)

+ Lidas

Em foco

Notícias primeiro na sua mão

Primeiro cadastre seu celular ou email para receber as ultimas notícias.

Curta nossa fan page, receba todas as atualizações - Foco Regional

Tempo Real

16:47 Cidades