quinta-feira, 28 maio 2020
Fale Conosco | (24)3343-5229

Economia

MPRJ vai discutir questão do comércio em VR, dizem entidades

Dirigentes tiveram videoconferência com promotores

01/04/2020 12:36:26

O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ) vai realizar um debate interno sobre a reivindicação de entidade empresais para a reabertura de parte do comércio de Volta Redonda. O assunto também será tratado por eles com o prefeito Samuca Silva nesta quinta-feira.

As informações foram dadas no início da tarde desta quarta pela assessoria da CDL (Câmara de Dirigentes Lojistas), Sicomércio (Sindicato do Comércio Varejista) e Aciap (Associação Comercial, Industrial e Agropastoril) após uma videoconferência que reuniu dirigentes desta entidades, acompanhados de dois advogados, e os promotores de Tutela Coletiva do MPRJ, Leonardo Kataoka, Carolina Nascimento, Vanessa Gonzalez e Natália Cortez. As entidades solicitam que o comércio volte a funcionar a cidade a partir desta sexta-feira, tendo encaminhado dois ofícios à prefeitura com esta solicitação.

Durante a reunião virtual, que durou cerca de 50 minutos, as entidades apresentaram a situação do comércio por conta quarentena do novo coronavírus, que já registra desemprego, com ao menos 1.759 demissões já confirmadas em apenas dez dias de fechamento, além de mais de quatro mil funcionários em férias, porém, sem perspectiva de retorno aos seus postos.

Também foi registrado que mais de 80% dos associados são micro e pequenas empresas, com até dez funcionários, que não dispõem de recursos para o cumprimento de suas obrigações financeiras, em especial, a folha de pagamento.

“As instituições esperam por um desfecho positivo para a reabertura, mantendo as medidas de prevenção já adotadas pelo comércio, conforme orientação do Ministério da Saúde, quando, protegendo tanto a saúde da população quanto da economia, de forma a definir esta questão”, informaram as entidades em comunicado distribuído à imprensa.

Leia também:

Samuca mostra cautela quanto a reabertura do comércio

Comentários via Facebook

(O Foco Regional não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)

+ Lidas

Em foco

Notícias primeiro na sua mão

Primeiro cadastre seu celular ou email para receber as ultimas notícias.

Curta nossa fan page, receba todas as atualizações - Foco Regional

Tempo Real

18:18 Saúde