quarta-feira, 18 setembro 2019
Fale Conosco | (24)3343-5229

Educação

MPF quer plano de desocupação após fechamento de CIEP em VR

18/12/2018 11:15:54

O Ministério Público Federal (MPF) em Volta Redonda (RJ) expediu recomendação ao secretário de Estado de Educação, Wagner Victer, para que seja apresentado um plano de desocupação com relação ao fechamento do imóvel onde funciona o CIEP 403 Maria de Lourdes Giovanetti, no bairro Açude, em Volta Redonda.

Segundo a recomendação, assinada pelo procurador da República Lucas Horta de Almeida, o plano de desocupação deverá conter alternativas de uso do bem público voltadas, preferencialmente, para a educação, cultura e formação profissional dos moradores da região, garantindo a preservação do prédio e evitando o seu abandono. De acordo com o documento, um eficaz instrumento para auxiliar a decisão administrativa acerca da destinação dada ao imóvel é a realização de audiências públicas, garantindo a "participação dos cidadãos direta e reflexamente atingidos pela decisão administrativa de fechamento da unidade escolar".

No plano deverão constar também medidas administrativas de conservação e policiamento do local, impedindo que o prédio seja alvo de vandalismos ou sirva como foco de criminalidade.

A recomendação levou em consideração que o estado do Rio de Janeiro, por ato do secretário de Educação, extinguiu a unidade escolar sem o acompanhamento de plano alternativo de uso ou indicação de destinação a ser dada ao imóvel. Em reunião realizada na Procuradoria da República em Volta Redonda, a Associação de Moradores do Açude e a Comissão Pró CIEP 403 expressaram preocupação com relação ao abandono do prédio, que poderia levar à falta de segurança, aumento da criminalidade e outras situações de degradação. Foi fixado o prazo de cinco dias para resposta quanto ao acatamento da recomendação. (Foto: Arquivo: 28/11/2016)

Comentários via Facebook

(O Foco Regional não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)

+ Lidas

Em foco

Notícias primeiro na sua mão

Primeiro cadastre seu celular ou email para receber as ultimas notícias.

Curta nossa fan page, receba todas as atualizações - Foco Regional

Tempo Real

19:35 Polícia