sexta-feira, 29 maio 2020
Fale Conosco | (24)3343-5229

Nacional

MPF move ação para que União defina cronograma urgente de pagamento de auxílio-emergencial

Demora na divulgação do calendário de pagamento pode causar vulnerabilidade à população na Baixada Fluminense

03/04/2020 17:13:54

O Ministério Público Federal (MPF) ajuizou ação civil pública, com pedido de tutela de urgência, para que a União, em 24 horas, manifeste-se sobre o cronograma de implantação do benefício de auxílio-emergencial previsto na Lei 13.982/2020, indicando expressamente a forma de efetivação dos pagamentos de todos os beneficiários em prazo que não exceda a uma semana.

O órgão requer-se, ainda, a garantia de um sistema simplificado para a concessão de benefícios a pessoas que não disponham de acesso a sistemas digitais nem estejam cadastradas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), no prazo máximo de uma semana. A ação foi proposta na seção judiciária de São João de Meriti, que abrange os municípios de São João de Meriti, Mesquita e Nilópolis.

Além disso, com base na Lei 13.982/2020, o MPF ressalta que os critérios definidos pela União não podem excluir qualquer categoria de trabalhadores e pessoas que preencham os requisitos de renda para o recebimento do benefício, ainda que não estejam cadastrados no CadÚnico.

A LEI – Pela Lei no 13.982/2020, durante o período de três meses, será concedido auxílio emergencial no valor de R$ 600 mensais ao trabalhador diante da pandemia do novo coronavírus.

A ação ressalta que o benefício já está previsto em lei, além de a Medida Provisória 937 ter indicado a abertura de crédito extraordinário para o seu financiamento. "O que se busca na presente demanda não é a alteração de qualquer política pública fixada em lei, mas o estabelecimento de um cronograma urgente de implantação do benefício nela já previsto, com recursos já assegurados, a uma população de baixa renda que é majoritária nos municípios desta subseção", afirma a ação. Segundo a peça, a falta de indicações concretas de implementação do auxílio emergencial, fruto de debates sobre a necessidade de emenda constitucional, bem como o processamento lento na definição de beneficiários, podem gerar riscos à imensa população vulnerável que vive nos municípios da região.

"Neste cenário de crise social, a população que faz jus ao benefício necessita de recursos mínimos para preservar sua subsistência digna. É necessário, pois, que a Administração Pública se paute pelo princípio da eficiência para empreender esforços no sentido de garantir a concretização dos direitos a que suas finalidades constitucionais são destinadas, de modo a implementar de maneira urgente o benefício previsto na Lei no 13.982/2020”, conclui.

APP – Nesta sexta-feira, o ministro da Cidadania, Onyx Lorenzoni, afirmou que a partir de terça-feira o governo vai disponibilizar um aplicativo em conjunto com a Caixa Econômica Federal para que o cidadão possa se cadastrar para receber o auxílio emergencial de R$ 600. Onyx afirmou ainda que o objetivo da plataforma é permitir que em até 48 horas os pedidos sejam processados.

"Não haverá nenhuma taxa e nenhum ônus e vai permitir que pela web, ou através do celular, as pessoas possam fazer cadastramento para permitir que em 48 horas, aqueles que cumprirem todos os requisitos, terão o recurso creditado pela Caixa, pelo Banco do Brasil e pela rede bancária privada", afirmou o ministro da Cidadania.

O ministro explicou ainda que esse aplicativo visa coletar dados de pessoas que não estão no cadastro único, contribuintes individuais e o microempreendedor individual. "Se o cidadão já está no cadastro único, se ele fizer um registro o aplicativo vai confirmar que ele já está na base de dados", disse.

Onyx afirmou que o governo quer tranquilizar os trabalhadores e que há empenho para que o pagamento chegue o quanto antes nas mãos dos brasileiros.

Comentários via Facebook

(O Foco Regional não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)

+ Lidas

Em foco

Notícias primeiro na sua mão

Primeiro cadastre seu celular ou email para receber as ultimas notícias.

Curta nossa fan page, receba todas as atualizações - Foco Regional

Tempo Real

19:19 Nacional