segunda-feira, 17 dezembro 2018
Fale Conosco | (24)3343-5229

Cultura

Morre o radialista Joaquim Leite

02/10/2016 14:39:53

Morreu na madrugada deste domingo, em casa, no bairro Ano Bom, em Barra Mansa, o radialista Joaquim Leite. Ele estava com 77 anos, e morreu vítima de um infarto.

Mineiro de Caxambu, ele foi um dos locutores que por mais tempo ocuparam o microfone da Rádio Sul Fluminense FM (96.1 MHz). Porém, começou a carreira ainda menino, aos 14 anos, na Sul Fluminense AM, como operador de áudio. Depois, ele passou pela Rádio Cultura de São Paulo, retornando para a região por meio da Rádio Agulhas Negras, em Resende.

Em 1960, mudou-se para o Rio de Janeiro, onde atuou em rádios tradicionais da época, como Metropolitana, Continental, Carioca e Copacabana. Também teve passagem pela Rádio Aparecida (SP).

O retorno para Barra Mansa se deu em 1970, quando voltou à Sul Fluminense AM. Apresentou um programa matinal de grande audiência na emissora, que levava seu nome. Também apresentou a “Ave Maria”, com orações escritas pelo também já falecido José Augusto Amado.

A partir de 1981, passou à equipe que inaugurou a 96 FM. Dono de uma voz poderosa, ele também foi um dos primeiros apresentadores de telejornais da TV Sul Fluminense, hoje Bandeirantes Barra Mansa.

Mesmo aposentado, Joaquim permaneceu na 96 FM até cerca de um ano e meio, quando a emissora foi vendida pelo empresário Feres Nader. No entanto, sua voz ainda está presente na rádio AM, na abertura e encerramento das jornadas esportivas.  

Quando se tornou conhecido do público, muitas vezes precisou esclarecer para muitos ouvintes que a Avenida Joaquim Leite, no Centro de Barra Mansa, onde ficava o estúdio da rádio, não tinha nada em sua homenagem, mas sim a um comendador com o mesmo nome. 

O corpo de Joaquim Leite, pai do também locutor Celsius Leite, está sendo velado na Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, no bairro Saudade. O sepultamento acontecerá na segunda-feira, às 10 horas, no Cemitério Parque São Francisco. (Com informações e foto do blog “Radialistas do Sul Fluminense)

Comentários via Facebook

(O Foco Regional não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)

+ Lidas

Em foco

Notícias primeiro na sua mão

Primeiro cadastre seu celular ou email para receber as ultimas notícias.

Curta nossa fan page, receba todas as atualizações - Foco Regional

Tempo Real

11:37 Cidades