sexta-feira, 26 maio 2017
Fale Conosco | (24)3343-5229

Internacional

Morre na Itália, aos 117 anos, mulher mais velha do mundo

15/04/2017 16:31:59

A italiana Emma Morano, a última sobrevivente conhecida do século 19 e supostamente a mulher mais idosa do mundo, morreu neste sábado, aos 117 anos, em sua residência em Verbania, no norte da Itália, anunciou a imprensa local. Ela nasceu em 29 de novembro de 1899, na cidade de Civiasco. Emma ocupava o primeiro lugar da lista das pessoas de maior idade do planeta, elaborada pelo americano "Gerontology Research Group".

"Ela teve uma vida extraordinária e sempre nos recordaremos de sua força para seguir adiante", declarou o prefeito de Verbania, citado pela imprensa.

O médico Carlo Bava disse à agência Associated Press, por telefone, que a cuidadora da idosa ligou para dizer que, na tarde deste sábado, a mulher havia falecido, enquanto descansava em uma poltrona em sua casa em Verbania, cidade no Lago Maggiore.

Bava disse que visitou Emma pela última vez na sexta-feira. "Ela me agradeceu e segurou minha mão, como de costume", contou ele.

Emma Morano tinha uma genética privilegiada: sua mãe morreu aos 91 anos e algumas irmãs se tornaram centenárias. Mas ela também creditava sua longevidade a uma dieta alimentar peculiar: "Eu como dois ovos por dia e só. E alguns biscoitos, mas eu não como muito porque não tenho dentes", contou Emma, ao “Guardian” em novembro passado.

Apesar de lúcida, a idosa passou a maior parte do último ano na cama, por conta de problemas de saúde. Ela estava surda, falava com dificuldades e não enxergava bem o suficiente para assistir a televisão.

Emma era uma pessoa solitária e prezava por isso. Ela deixou o marido violento em 1938, logo após a morte ainda de seu único filho, ainda criança. Desde então, ela vivia sozinha, trabalhando numa fábrica de sacos de juta para se manter. Porém, há dois anos — portanto quando ela já estava com 115 anos, passou a ter a companhia de uma cuidadora. (Foto: Reprodução You Tube)

+ Lidas

Em foco

Notícias primeiro na sua mão

Primeiro cadastre seu celular ou email para receber as ultimas notícias.

Curta nossa fan page, receba todas as atualizações - Foco Regional

Tempo Real

19:01 Cidades