terça-feira, 07 abril 2020
Fale Conosco | (24)3343-5229

Cidades

Morre em Itatiaia o padre João Solak

Cidade decreta luto oficial

27/02/2020 09:38:40

O padre João Solak, pároco da Paróquia São José de Itatiaia, morreu na madrugada desta quinta-feira, aos 74 anos. Ele estava internado desde o último dia 11 devido a complicações cardiorrespiratórias.

Segundo informações da Paróquia São José, o velório terá início às 19h30min desta quinta-feira, na Igreja Matriz São José. Seu sepultamento será no sábado, após missa exequial que vai ser presidida pelo bispo dom Luiz Henrique da Silva Brito, da Diocese barra do Piraí-Volta Redonda, a partir das 9 horas.

A prefeitura decretou luto oficial de três dias pelo falecimento.

O padre João Solak nasceu em Roztoka, na Polônia, em 4 de abril de 1945. Ingressou ainda jovem na Congregação da Ressurreição de Nosso Senhor Jesus Cristo, fazendo a experiência de buscar cooperar com o ideal de renovação da sociedade através da formação de homens novos, ideal herdado de seu fundador, o servo de Deus Deodato Janski. 

Professou os primeiros votos no dia 15 de agosto de 1962. Foi ordenado no dia de seu aniversário, em 1971. No ano seguinte, veio como missionário para o Brasil.

Ele atuou como vigário na Paróquia de Santa Cecília, em Resende, foi vigário e pároco na Paróquia São José, em Itatiaia, pároco na paróquia Nossa Senhora da Paz, em São Paulo (SP), pároco na Paróquia Nossa Senhora dos Pobres (também na capital paulista) e foi superior da região Sul Americana durante dois mandatos, período em que concluiu a construção do Seminário em Curitiba.

O religioso foi também mestre de noviços em Resende e se dedicou à tradução dos escritos dos fundadores. Fundou o abrigo para crianças abandonadas, na cidade de São Paulo. (Foto: Divulgação)

Comentários via Facebook

(O Foco Regional não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)

+ Lidas

Em foco

Notícias primeiro na sua mão

Primeiro cadastre seu celular ou email para receber as ultimas notícias.

Curta nossa fan page, receba todas as atualizações - Foco Regional

Tempo Real

19:14 Nacional