quarta-feira, 24 outubro 2018
Fale Conosco | (24)3343-5229

Cultura

Morre Dona Paula da Chacrinha, símbolo do Carnaval de Barra Mansa

Sambista estava com 86 anos e fundou escola de samba

22/12/2017 08:16:15

Barra Mansa perdeu na última quarta-feira um dos símbolos do seu Carnaval.  Após mais de um mês internada na Santa Casa de Misericórdia, morreu Paula de Jesus Francisco, a Dona Paula de Jesus, aos 86 anos.

Ela ganhou fama no mundo do samba na cidade com a Escola Acadêmicos da Chacrinha, da qual foi uma das fundadoras, há quase 40 anos. “Nasci com este problema: minha família é musical”, disse certa vez a sambista, que na juventude se apresentava ao lado do pai e depois, do marido.

Ela chegou a formar um conjunto de seresta chamado “Época de Ouro”, fazendo shows em Barra Mansa e nas redondezas. Depois que o marido faleceu, passou a se dedicar somente à escola de samba, que tem um “filhote”: a Chacrinha do Amanhã, onde a condição que impôs aos componentes mirins era só desfiar se tivessem sido aprovados na escola no ano anterior. 

Enfermeira aposentada, Dona Paula chegou a ser chamada de a Ivone Lara de Barra Mansa, mas a comparação a deixava envergonhada.  Sobre a fundação da escola, ela disse que queria “se alegrar para levar a vida e não deixar a vida me levar”.

O corpo de Dona Paula de Jesus está sendo velado na capela mortuária do Cemitério Municipal de Barra Mansa, onde será sepultado às 10h30min desta sexta-feira. Nas redes sociais, amigos da carnavalesca reclamaram que, apesar de estar internada há 45 dias, a Santa Casa de Barra Mansa não teria feito o boletim de internação, atrasando a liberação do corpo para o sepultamento, o que só ocorreu às 17 horas da quinta-feira.

+ Lidas

Em foco

Notícias primeiro na sua mão

Primeiro cadastre seu celular ou email para receber as ultimas notícias.

Curta nossa fan page, receba todas as atualizações - Foco Regional

Tempo Real

19:05 Polícia