quarta-feira, 11 dezembro 2019
Fale Conosco | (24)3343-5229

Internacional

Morre aos 75 anos o rabino Henry Sobel

Ele morava nos EUA e estava com câncer

22/11/2019 11:37:06

O rabino Henry Sobel, de 75 anos, morreu na manhã desta sexta-feira em Miami, nos Estados Unidos, onde morava e se tratava de um câncer no pulmão. Ele será sepultado no domingo, em Nova York. A informação foi dada pela colunista Mônica Bergamo, da Folha de S.Paulo, confirmada pelo rabino Michel Schlesinger, que sucedeu Sobel à frente da Congregação Israelita Paulista (CIP).

Schlesinger conta que Sobel fez cirurgia para a retirada do tumor "há alguns anos" e chegou a retirar uma parte do pulmão, "mas o câncer voltou".

Ele passou também por um tratamento de quimioterapia. "Lutou bastante mas cada vez que eu o encontrava ele estava cada vez mais debilitado", afirma o rabino.

Nascido em Lisboa, Sobel foi ainda criança com a família para os Estados Unidos, onde se formou rabino em 1970. No mesmo ano, ele aceitou convite para ser rabino na CIP e se radicou no Brasil, onde viveu por quase 40 anos.

No Brasil, ele se destacou como defensor dos direitos humanos, durante a ditadura militar. Em 1975, na fase mais repressiva do regime, Sobel recusou-se a enterrar o jornalista Wladimir Herzog na ala dos suicidas do cemitério israelita, por rejeitar a versão oficial acerca das circunstâncias da morte do jornalista.

Enquanto liderou a Congregação Israelita Paulista, Sobel foi um notável porta-voz da comunidade judaica no Brasil e estabeleceu uma ponte entre as religiões cristãs e o judaísmo, participando de inúmeros cultos e eventos ecumênicos. Sua atuação levou-o a ser considerado uma das maiores lideranças religiosas do país. (Foto: Reprodução)

Comentários via Facebook

(O Foco Regional não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)

+ Lidas

Em foco

Notícias primeiro na sua mão

Primeiro cadastre seu celular ou email para receber as ultimas notícias.

Curta nossa fan page, receba todas as atualizações - Foco Regional

Tempo Real

18:41 Educação