segunda-feira, 20 maio 2019
Fale Conosco | (24)3343-5229

Cidades

Miguel Pereira descarta possibilidade de rompimento do Lago Javary

07/02/2019 12:04:45

A prefeitura de Miguel Pereira descartou, por meio de uma nota oficial, assinada pela secretária municipal de Meio Ambiente, Nathália Mafra Garbios Zacaron, qualquer possibilidade de rompimento do Lago de Javary, que é a maior atração turística da cidade, visitado frequentemente por moradores da cidade e por turistas dos demais municípios do Estado. Uma reunião com técnicos do Inea foi feita com a prefeitura

“A classificação trata do possível dano, e não do risco iminente de rompimento da barragem do Lago de Javary. De forma preventiva, o município realizou esta reunião para a elaboração do Plano de Segurança de Barragens, documento técnico obrigatório para qualquer barragem existente no território nacional, consoante leis 12.334/2010 e 7.193/2016”, diz o documento.

A nota também assegura que no dia 31 uma vistoria de inspeção técnica ocorreu no Lago. “Paralelamente foi realizada pelo município vistoria de inspeção com o grupo técnico formado por engenheiros da área para viabilizar mecanismos modernos de manutenção e segurança máxima para o local”, ressalta.

O documento encerra descrevendo o lago como patrimônio e garantindo que os trabalhos de manutenção do local acontecem periodicamente. “Não existe qualquer indício de risco de rompimento. O Lago Javary é um patrimônio turístico e paisagístico da nossa cidade e recebe todos os cuidados necessários para sua manutenção”, encerra a nota.

O rompimento no mês de janeiro, que fez até o momento mais de 150 vítimas fatais e outras mais estão desaparecidas, alertou o Estado do Rio de Janeiro para as condições das barragens e lagos existentes em seus diversos municípios.

Comentários via Facebook

(O Foco Regional não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)

+ Lidas

Em foco

Notícias primeiro na sua mão

Primeiro cadastre seu celular ou email para receber as ultimas notícias.

Curta nossa fan page, receba todas as atualizações - Foco Regional

Tempo Real

18:18 Polícia