sexta-feira, 29 maio 2020
Fale Conosco | (24)3343-5229

Cidades

Medidas para combate ao coronavírus em VR tem aprovação de 84%

09/04/2020 12:45:40

Pesquisa realizada pelo Instituto Orbital aponta aprovação de 84% das medidas adotadas pelo prefeito de Volta Redonda, Samuca Silva, para restringir o funcionamento do comércio, suspender aulas, eventos e controlar o acesso de veículos à cidade, entre outras ações adotadas para conter a propagação do corinavírus. De acordo com a pesquisa, 28,2% consideram ótimas e outros 55,8% boas as iniciativas de Samuca. Os que avaliaram como regulares são 12,3%. Apenas 2,5% se posicionaram de forma negativa.

O desempenho do prefeito de Volta Redonda recebeu nota 8. São 78% os que dizem que Samuca é confiável, 75,5% reconhecem que ele está trabalhando muito, 68,8% confiam na transparência do governo, 84,3% dizem que o chefe do Executivo sabe o que está fazendo e 81,5% afirmam que ele está decidido.

Volta Redonda foi a primeira cidade do Sul Fluminense a adotar medidas preventivas ao novo coronavírus. Samuca publicou em 13 de março o primeiro decreto de restrição ao convívio social, com suspensão das aulas nas escolas municipais, cancelamento de eventos e dispensa de servidores dos grupos de risco.

Atualmente, vigora a restrição do funcionamento do comércio, com exceção de serviços fundamentais, como supermercados, farmácias e clínicas médicas, além do fechamento de espaços públicos como o Zoológico e o Parque Aquático.

O estudo mostrou que 57,8% da população seguem totalmente o isolamento social, 32,5% parcialmente e 9,8% não tem conseguido ficar em casa. Em relação aos hábitos de higiene, 84% diz seguir integralmente, 15,3% algumas vezes, 0,3% raramente e 0,5% não souberam responder. No geral, 65,8% dos voltarredondenses se disseram “muito preocupados” com o novo coronavírus, 28,2% “pouco preocupados” e 6% não têm preocupação.

Na avaliação isolada, as medidas restritivas são muito bem vistas pela população. A vacinação de idosos em domicílio, por exemplo, tem 99,3% de aprovação, a circulação de ônibus com menos passageiros é aprovada por 97%, a fiscalização do cumprimento destas determinações tem 96,3%.

O Hospital de Campanha, construído em 10 dias no Estádio Raulino de Oliveira, tem aval de 95,8% da população. A estrutura é parte do plano de atendimento aos possíveis pacientes com a Covid-19, onde será recebido procedimento de média complexidade, já a alta complexidade será tratada em três hospitais do município (Idoso, São João Batista e antigo Santa Margarida).

A sondagem foi realizada pelo Instituto Orbital Pesquisa de Opinião e de Mercado entre os dias 27 e 31 de março, entrevistando 400 pessoas, com margem de erro de 5 pontos percentuais para mais ou para menos e nível de confiança avaliado em 95%.

Governo do estado

Para 64,3% dos voltarredondenses, as medidas de combate ao novo coronavírus adotadas pelo governador do Rio de Janeiro, Wilson Witzel, estão aprovadas, sendo que 19,8% consideram as ações ótimas e 44,5% acham que são boas. Para 28% dos entrevistados, o combate é regular e 6,5% avaliaram de forma negativa.

Assim como o prefeito Samuca, Witzel tem demostrado Postura de Bolsonaro é reprovada por 48,3%

A polêmica conduta do presidente da República, Jair Bolsonaro frente a pandemia do novo coronavírus é reprovada por 48,3% dos voltarredondenses, sendo 20,8% ruim e 27,5% péssimo. A parcela dos entrevistados que concorda com o presidente é de 27,3%, sendo 8,3% ótimo e 19% bom. A avaliação regular é de 23,8%.

Bolsonaro chegou a se declarar contrário ao isolamento social, chamou a covid-19 de “gripezinha”, a pandemia de “histeria” e até contradisse o seu próprio ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta. O último pronunciamento do presidente, no entanto, mudou o tom e concordou com as medidas de prevenção ao novo coronavírus. A reportagem é do jornal O Dia.

Comentários via Facebook

(O Foco Regional não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)

+ Lidas

Em foco

Notícias primeiro na sua mão

Primeiro cadastre seu celular ou email para receber as ultimas notícias.

Curta nossa fan page, receba todas as atualizações - Foco Regional

Tempo Real

19:19 Nacional