domingo, 21 outubro 2018
Fale Conosco | (24)3343-5229

Cultura

MAM de Resende abre inscrições para Salão da Primavera

03/09/2018 14:47:55

Estão abertas as inscrições para a 46ª edição do Salão da Primavera, um dos mais antigos e tradicionais eventos das artes plásticas da região, promovido anualmente pelo Museu de Arte Moderna de Resende (MAM). Os interessados em participar podem se inscrever até  15 de outubro, nas categorias pintura; desenho/Ilustração; gravura; escultura; fotografia/arte digital; e vídeo/multimídia. O salão tem como objetivos estimular a criatividade dos artistas, revelar novos talentos e proporcionar a troca de experiências e o intercâmbio entre os participantes.

De acordo com o edital, podem se inscrever artistas plásticos brasileiros, residentes no Brasil ou no exterior; estrangeiros legalmente residentes no Brasil; e maiores de 16 anos, com autorização dos pais ou responsáveis. Cada artista ou grupo poderá inscrever até três obras inéditas, ou seja, ainda não premiadas, com peso máximo de 25 quilos e um metro de tamanho, contada a moldura. As obras deverão em encaminhadas para a sede do MAM, acompanhadas das fichas de inscrição devidamente preenchidas, do currículo do artista e de cópias do RG, CPF e comprovante de residência.

O Salão da Primavera, que será aberto ao público no dia 27 de outubro, às 19h, concederá cinco prêmios honoríficos, que são referências especiais do júri, e três prêmios de aquisição, no valor de cinco salários mínimos. São eles: Prêmio Fundação Casa da Cultura Macedo Miranda, instituído pela Fundação Casa da Cultura; Prêmio Altamiro Pimenta, instituído pela prefeitura de Resende; e Prêmio Engenheiro Eitel Cesar Fernandes, instituído pela Câmara Municipal e concedido exclusivamente a artista resendense, nascido na cidade ou radicado no município há mais de 10 anos.

As três obras premiadas, como prevê o edital, passam imediatamente a integrar o acervo do MAM Resende, que conta obras de artistas renomados como Iberê Camargo, Tarsila do Amaral, Santa Rosa, Alberto da Veiga, Guinard, Oswaldo Göeldi, Alfredo Ceschiatti, Lasar Segall, Poty, Liesler, Marcelo Grassman, Yllen Kerr, Luis Jardim, Isabell Pons e Frank Schaeffer, entre outros.

Ainda segundo o edital, todos os trabalhos inscritos passarão pela avaliação da comissão julgadora, que será formada por três integrantes de reconhecido saber no campo das artes plásticas. A comissão, que levará em consideração critérios como a qualidade técnica da obra; relevância estética e conceitual; originalidade; criatividade; e pesquisa, atuará tanto na seleção dos trabalhos inscritos, para definir quem participará efetivamente do salão, como na escolha dos prêmios de aquisição e honoríficos.

O edital e a ficha de inscrição do 46º Salão da Primavera podem ser acessados neste link (Foto: Divulgação)

+ Lidas

Em foco

Notícias primeiro na sua mão

Primeiro cadastre seu celular ou email para receber as ultimas notícias.

Curta nossa fan page, receba todas as atualizações - Foco Regional

Tempo Real

11:21 Nacional