terça-feira, 18 fevereiro 2020
Fale Conosco | (24)3343-5229

Educação

Mães fazem protesto contra aulas em Ciep de Barra do Piraí

Local é considerado inadequado para jardim de infância

05/02/2020 17:23:21

Fezes de pombos foram fotografados por uma das mães de aluna do Pieixinho Dourado

Mães de alunos do Jardim Escola Municipal Peixinho Dourado, do distrito de Califórnia, em Barra do Piraí, planejam fazer na manhã desta quinta-feira uma manifestação em frente ao Ciep Municipalizado Neli de Toledo Rocha (284), na mesma localidade. O Ciep foi o local definido pela Secretaria de Educação de Barra do Piraí para o ano letivo dos alunos do jardim de infância. As mães, no entanto, consideram que o lugar escolhido não está em condições de receber as crianças – que têm entre 3 e 6 anos de idade.

- É um lugar que não está adequado nem para crianças maiores – afirma Emanueli Lima, cuja filha, de 4 anos, é uma das alunas. Ela é uma das organizadoras da manifestação.

O Peixinho Dourado está em obras desde o início do ano passado, quando parte do telhado desabou devido às chuvas. Até hoje, a obra de reforma que a prefeitura de Barra do Piraí iniciou não foi concluída – a previsão inicial é de que terminaria em setembro.

No ano passado, as crianças foram atendidas em dois imóveis do distrito, o antigo Colégio das Irmãs, da congregação Nossa Senhora do Rosário, e da comunidade Nossa Senhora de Fátima.

Ainda segundo Emanueli, somente na semana passada os pais foram comunicados que, este ano, as crianças iniciaram o ano letivo no Ciep. As aulas tiveram início na terça-feira.

- Duas salas foram improvisadas no refeitório, separadas por compensado. Outra está na parte de baixo de uma rampa – reclama a mãe de aluna.

Além de terem que dividir o espaço no Ciep com crianças bem maiores do Ensino Fundamental, as condições do prédio também desagradaram as mães. Uma das coisas que mais as impressionaram foi a quantidade de fezes de pombos encontradas no prédio. Até um pombo morto foi encontrado. Por sinal, o mesmo Ciep foi tema de uma reportagem do FOCO REGIONAL, em agosto de 2014 por suas más condições de conservação e a infestação de pombos.

A prefeitura de Barra do Piraí foi procurada e enviou uma nota, em que não falou sobre as condições do Ciep. Veja a íntegra  da nota:

"A Secretaria Municipal de Educação (SME), diante de alguns questionamentos, em relação à situação do Jardim de Infância Peixinho Dourado, informa que a alteração do local onde eram ministradas as aulas deu-se em motivação de Memorando, enviado pela diretoria daquela unidade escolar, que sinalizou, em 2019, que o então imóvel locado não estaria mais atendendo à instituição.

Assim, considerando o apontado pela direção da unidade, bem como a proximidade da transferência do alunado do Peixinho Dourado para a sede do imóvel, recém construído, localizado na Rua 11 - com previsão de inauguração iminente -, optou-se pela transferência provisória dos alunos ao CIEP 284, que é vizinho a sede do Peixinho Dourado, não implicando em transtorno de locomoção ou afins, assim como propiciou aos alunos o início imediato das aulas, não interferindo também no calendário escolar. 

A SME encontra-se atenta ao interesse maior da população, por nós assistida: o aluno; e busca atender de melhor forma a Rede Municipal de Ensino". (Foto: Emanueli Lima)

Atualizada às 18h47min

Comentários via Facebook

(O Foco Regional não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)

+ Lidas

Em foco

Notícias primeiro na sua mão

Primeiro cadastre seu celular ou email para receber as ultimas notícias.

Curta nossa fan page, receba todas as atualizações - Foco Regional

Tempo Real

10:56 Nacional