quinta-feira, 25 maio 2017
Fale Conosco | (24)3343-5229

Cultura

Itiberê Zwarg realiza em Vassouras intercâmbio com a orquestra PIM

21/03/2017 10:44:55

A última semana de março promete agitar Vassouras com um grande encontro musical. Itiberê Zwarg, grande mestre de uma novíssima geração de músicos brasileiros, pupilo maior do mago multi-instrumentista Hermeto Pascoal, ministrará sua "Oficina da Música Universal" junto a uma das principais atrações da cidade, a Orquestra PIM, finalizando os trabalhos com um concerto a ser apresentado aos moradores da cidade e arredores.

Nascido na capital paulista em 1950, Itiberê foi introduzido na música pelo pai, Antônio Bruno Zwarg, compositor e músico. No final dos anos 1960 até início dos anos 70, participou dos trios "Xangô Três" e "Bossa Jazz Trio". Em 1977 começou um novo e grande ciclo de música ingressando no "Hermeto Pascoal & Grupo", onde se mantém até hoje. Com Hermeto ele gravou nove discos.

Em 1999, o músico criou a "Itiberê Orquestra Família". Em 2001, lançou o primeiro CD duplo "Pedra do Espia", da "Itiberê Orquestra Família", onde assina como compositor, arranjador e regente. Em novembro de 2005, lançou o segundo CD duplo: "Calendário do Som", com 27 músicas extraídas do livro homônimo de "Hermeto Pascoal".

Nos últimos 10 anos, divide-se entre seu trabalho com Hermeto Pascoal, seu trabalho de formação de novos músicos e seu trabalho autoral com o Itiberê Zwarg e Grupo.

A "Oficina da Música Universal" é uma marca registrada de Itiberê Zwarg, que conta com uma metodologia especial e chancelada por uma legião de músicos que hoje despontam no mundo da música. Utiliza um processo didático, onde a composição da obra é realizada no decorrer da oficina, passo a passo na presença dos músicos, que, desta forma, participam de todo o processo criativo.

"Conforme vou compondo, em um instrumento qualquer, a música vai sendo executada quase que simultaneamente à criação", explica Itiberê. "O método utilizado possibilita a participação de músicos com diferentes níveis técnicos. Para quem pode mais, eu escrevo sem restrições. Para quem ainda está começando, escrevo em um nível compatível. Com isso, é possível trabalhar com grupos heterogêneos. Procuro estimular também práticas de colaboração entre os músicos mais ou menos experientes, deixando individualidades sobressaírem naturalmente na medida de suas habilidades", diz ele.

Além de Itiberê, ministram a oficina os músicos Ajurinã Zwarg e Mariana Zwarg, integrantes do grupo.

O PIM (Programa Integração pela Música) foi criado no ano de 2000, com o objetivo de oferecer ensino musical gratuito para crianças da rede pública de Vassouras, como iniciativa de transformação social. Segundo os organizadores, surgiuda vivência e experiência de alguns músicos de Vassouras que viram a necessidade de manter viva a tradição das bandas de música. A Orquestra PIM é uma das ações do programa que, atualmenmte, conta com jovens promessas musicais.

Já a "Oficina da Música Universal – Itiberê Zwarg e Orquestra PIM" faz parte do programa "Lab Intercâmbio" do edital "Territórios Culturais / Favelas Criativas", programa que tem o objetivo de contribuir para o desenvolvimento das atividades culturais e artísticas nas áreas de Artes Cênicas, Artes Visuais e Música no estado do Rio de Janeiro.

"Será um momento ímpar e importante de um grande intercâmbio, que vai somar muito aos jovens músicos da Orquestra PIM", afirma Célia Pinheiro, coordenadora da Orquestra PIM.

No próximo domingo, o projeto faz seu encerramento com um grande concerto gratuito de Itiberê Zwarg e grupo, às 17 horas, no pátio da Igreja Matriz Nossa Senhora da Conceição, no Centro de Vassouras.  

+ Lidas

Em foco

Notícias primeiro na sua mão

Primeiro cadastre seu celular ou email para receber as ultimas notícias.

Curta nossa fan page, receba todas as atualizações - Foco Regional

Tempo Real

11:19 Cidades