segunda-feira, 17 dezembro 2018
Fale Conosco | (24)3343-5229

Economia

Ipem obriga comerciantes de peixes de Angra a trocar balanças sem certificação

29/03/2018 11:59:00

Três de cinco boxes do mercado de peixes de Angra dos Reis foram obrigados, na tarde da quarta-feira, a providenciar balanças aferidas pelo Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia) para não serem fechados. A medida foi tomada durante uma fiscalização realizada pela Superintendência Regional do Ipem (Instituto de Pesos e Medidas) do estado do Rio de Janeiro, sediada em Volta Redonda.

Segundo o superintendente Emerson Silva, a equipe de fiscalização esteve na cidade litorânea para garantir reais condições de preços neste período em que há um substancial aumento na procura de peixes devido à Semana Santa, evitando que consumidores sejam lesados.

Ipem obriga comerciantes de peixes de Angra a trocar balanças sem certificação

- As balanças sem a certificação do Inmetro tiveram que ser retiradas e os comerciantes providenciaram outras, certificadas – informou Silva, explicando que foi feito um contato com a Secretaria de Abastecimento e Pesca de Angra dos Reis para que as irregularidades fossem sanadas. “Tomamos uma medida administrativa para evitar outra, mais drástica, que seria mandar suspender a venda”, ressaltou o superintendente.

Ele orienta que os consumidores devem ficar atentos na hora da pesagem de produtos, a fim de verificar se a balança que está sendo utilizada está zerada, sendo possível visualizar os dígitos e, principalmente, se o equipamento dispõe do lacre do Inmetro, que é a garantia de que a balança está devidamente ajustada. Disse ainda que, em caso de dúvidas, os consumidores podem ligar, de 9 às 17 horas, para o Ipem, pelo telefone 0800 2823 040. Já o número da superintendência regional em Volta Redonda é (24) 3337-4343.

Já aos comerciantes, Silva alerta que, em casos de irregularidades as multas podem chegar a R$ 1 milhão, dependendo do porte do estabelecimento. (Fotos: Divulgação)

Comentários via Facebook

(O Foco Regional não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)

+ Lidas

Em foco

Notícias primeiro na sua mão

Primeiro cadastre seu celular ou email para receber as ultimas notícias.

Curta nossa fan page, receba todas as atualizações - Foco Regional

Tempo Real

23:49 Cidades