sábado, 15 dezembro 2018
Fale Conosco | (24)3343-5229

Educação

IPE anuncia Ensino Médio para 2019

05/12/2018 20:20:46

O Instituto Presbiteriano de Educação (IPE), uma instituição confessional cristã conhecida na região, passa a oferecer em 2019 o Ensino Médio com foco na preparação do estudante para vestibulares e Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). Além da formação regular, o curso tornará o aluno apto para os vestibulares no país. A grade do curso, que será aplicada ao longo dos três anos, pretende diminuir a pressão dos alunos que cursam o último ano do Ensino Médio, pois normalmente eles estudam as matérias regulares para serem aprovados, além de lidar com a pressão da preparação para o vestibular.

Segundo a diretora pedagógica do médio, Fernanda Gerônimo da Cunha Alves, a ideia é preparar e capacitar o estudante para quaisquer desafios. Ela explica que o curso será dividido em duas etapas.

- Nos dois primeiros anos, o curso abrangerá todas as disciplinas do médio e a terceira série será revisional, ou seja, dedicado à revisão e preparação para os futuros processos de seleção e pré-vestibulares - explicou.

Segundo Fernanda, o curso terá carga horária de 40 aulas semanais com aulas pelas manhãs e, durante dois dias da semana, será integral, manhã e tarde. As disciplinas serão divididas por áreas do conhecimento como Linguagens, códigos e suas tecnologias, Matemática, e suas tecnologias, Ciência da Natureza, suas tecnologias, Ciências Humanas e suas tecnologias e, na parte diversificada do currículo, será ministrada uma aula semanal de Educação por Princípios cristãos, a partir da vivência cotidiana do aluno. O objetivo, segundo ela, é incentivar a postura ética e o envolvimento com o conhecimento necessário na preparação da cidadania.

A língua espanhola também será ministrada no curso médio.

- Nosso foco estará na capacitação por meio de um Ensino Médio de qualidade, prepararemos os estudantes para que possam encarar os desafios acadêmicos e profissionais. Vamos envolvê-los nas possibilidades que estiverem em alta, e que sejam mais oportunas em acordo com os interesses de cada um - disse Fernanda.

Linha educacional do IPE

A diretora administrativa do IPE, Claudia de Oliveira Gomes, lembrou dos 17 anos da escola e dos desafios que superou juntamente com a equipe. Segundo ela, muitas famílias e seus filhos passaram pela escola ao longo desses anos, com isso, confiança, admiração e respeito aumentaram.

- A cada ano o IPE contempla a chegada de novas famílias, alunos, professores e funcionários. Aquela escola que começou bem pequena, mas com um trabalho sério voltado para o desenvolvimento pleno da criança, cresceu - disse Claudia.

Ela destacou ainda que a criação do Ensino Médio é a realização de um sonho que surgiu há alguns anos. Muitas famílias e alunos diziam que gostariam de continuar no IPE após terminarem o ensino fundamental, mas não podiam.

- Deus, no seu infinito amor e misericórdia fez este sonho se tornar realidade - disse Claudia.

Objetivos do Ensino Médio

Segundo as diretoras, um dos objetivos específicos do Ensino Médio é a formação integral do adolescente baseada em princípios éticos, morais e cristãos, oferecendo-lhe uma base de conhecimentos aprofundados que lhe permitam prosseguir os estudos no ensino superior, em áreas condizentes com seus interesses e aptidões.

Além disso, a escola quer promover a compreensão dos fundamentos científico-tecnológicos relacionados com a prática, além de estimular a integração escola, família e comunidade.

A ideia principal da equipe é preparar o estudante para a vida acadêmica e profissional, e também para as oportunidades do futuro, como por exemplo, ter sucesso no Enem e vestibulares.

A estrutura da escola

A escola vai funcionar num prédio totalmente novo, com ambientes climatizados e projetores multimídia que permitirão aulas mais dinâmicas e interativas. A proposta é possibilitar um ambiente funcional e agradável ao aluno.

A sala interativa é um espaço equipado com computadores e livros, construída exclusivamente para que os alunos realizem suas leituras e pesquisas na internet. O aluno poderá estudar com tranquilidade e conforto, além de exercitar o hábito da leitura. Futuramente a escola disponibilizará de mais ambientes, incluindo o laboratório de química. O IPE também conta com uma cantina equipada para atender aos alunos.

Os professores

Todos os professores foram selecionados de acordo com as áreas específicas de atuação nas quais possuem um excelente currículo e experiência, inclusive em pré-vestibulares.

Além do corpo docente bem selecionado, o curso contará com uma plataforma digital contendo recursos de vídeo-aulas, simulados, exercícios extras, atualidades e informações acadêmicas. Este recurso facilitará a aprendizagem dos alunos e a atuação do professor.

O novo Ensino Médio do IPE já estreia com uma proposta inovadora dois em um, na qual o aluno  conclui o curso regular e, além de formado, leva consigo grande bagagem que lhe permitirá enfrentar os melhores vestibulares do país sem precisar pagar mais por isso.

O curso vem atender à crescente demanda da região no segmento pré-concursos. Além de evitar o deslocamento para outras cidades, o preparatório dispensa investimentos adicionais em cursos pré-vestibulares que, inclusive em muitos casos atrasam a entrada do aluno para universidade já que eles precisam estudar mais um ano para passarem nos concursos.

O objetivo do ensino médio do IPE é formar alunos com capacidade para enfrentar os diversos processos seletivos brasileiros.

Currículo segue a linha nacional

A proposta curricular foi estruturada de modo a abranger as orientações das Diretrizes Curriculares Nacionais que propõem um currículo focado nas competências básicas, organizado por área do conhecimento e estruturado a partir de fundamentos pedagógicos- contextualização/relação teoria e prática/ interdisciplinaridade - e diálogo entre conhecimentos.

- Com tudo isso, a missão do Ensino Médio segue a premissa do IPE, que é a "Formação integral do Ser" para o exercício ético da cidadania, contribuindo para o desenvolvimento das pessoas e da sociedade por meio do ensino, pesquisas e atividades sociais, culturais, esportivas e espirituais, em um ambiente de amor a Deus e ao próximo. - finalizou a diretora pedagógica Fernanda Gerônimo.

O Instituto Presbiteriano de Ensino Médio fica na Rua Dr. Arnaldo Barreira Cravo, na Voldac e informações podem ser obtidas pelos telefones (24) 3346-2070 e 98864-1411 (Whatsapp). (Foto: Divulgação)

Comentários via Facebook

(O Foco Regional não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)

+ Lidas

Em foco

Notícias primeiro na sua mão

Primeiro cadastre seu celular ou email para receber as ultimas notícias.

Curta nossa fan page, receba todas as atualizações - Foco Regional

Tempo Real

13:41 Polícia