sábado, 29 abril 2017
Fale Conosco | (24)3343-5229

Cidades

Internos do Degase participarão de programa esportivo federal

20/04/2017 11:21:15

O Cense (Centro de Socioeducação Irmã Asunción de La Gándara Ustará),  unidade de internação do Degase em Volta Redonda e mais 1,2 mil crianças e adolescentes de Volta Redonda e Pinheiral, vão participar do Programa Esporte e Cidadania para Todos, do Ministério do Esporte, a partir do mês de maio. A assinatura do convênio do programa foi feita pelo secretário Nacional de Esporte, Educação, Lazer e Inclusão Social, Leandro Cruz e demais autoridades do estado, na quarta-feira, na sede do Desage (Departamento Geral de Ações Socioeducativas), na Ilha do Governador, no Rio.

O programa terá em Volta Redonda seis núcleos esportivos, sendo que 200 vagas serão para os internos do Degase e as demais 1,2 mil vagas para núcleos instalados em bairros de vulnerabilidade social da cidade e de Pinheiral.

Com duração de 18 meses, o programa será gerenciado pela Universidade Federal Fluminense (UFF) e está sendo trazido para Volta Redonda através do gabinete da vereadora Rosana Bergone (PRTB). O Esporte e Cidadania para Todos vai oferecer modalidades esportivas com atividades diárias para crianças e adolescentes de 6 a 21 anos e contará com professores especializados que estão sendo contratados pela UFF. 

O secretário Leandro Cruz afirmou que o estado do Rio de Janeiro terá 56 núcleos do esporte educacional, sendo que nove serão instalados nas unidades do Degase.  “O programa já nasce vitorioso, pois contamos com o empenho e dedicação de profissionais envolvidos, que estão sendo criteriosamente selecionados pela UFF”, disse Cruz, completando que durante a realização do programa, atletas exemplares do esporte farão palestras dentro das unidades de internação.

O coordenador Regional do Degase do Sul Fluminense, Adriano Guedes Custódio, falou que todos os internos poderão escolher e participar de três modalidades esportivas como jiu jitsu, futsal e vôlei.  “Este programa será muito benéfico, pois ajudará na ressocialização e melhoria da saúde deles. Este programa vai ocupar o tempo deles e fará a interação com outros internos, já que os esportes são coletivos. É uma inclusão para aqueles que estão enclausurados”, classificou o coordenador, frisando que o Degase de Volta Redonda tem hoje 175 internos e o tempo de internação varia de seis meses a um ano e meio. 

Rosana, que participou do evento, disse que estava tudo acertado para iniciar em Volta Redonda esta nova etapa do programa esportivo. “Assim como foi com o Brincando com o Esporte, onde houve uma colônia de férias em fevereiro, para mais de 400 crianças, acredito que este também será bem sucedido”, disse, destacando que os bairros da região da Vila Brasília, Verde Vale, Três Poços, Roma, Santo Agostinho e Açude receberão núcleos do projeto.  “Estou muito grata ao Leandro Cruz e ao Ministro do Esporte, Leonardo Picciani, por olhar por nossas crianças e confiar na minha equipe para direcionar o programa em Volta Redonda”, disse Bergone, que foi ao evento acompanhada do ex-vereador de Pinheiral, Luiz Carlos Sinhorinho Rabelo, o Luiz de Três Poços, cidade que também receberá o núcleo do Esporte e Cidadania para Todos. 

Fizeram também parte da mesa de cerimônia, a primeira dama do estado, Maria Lúcia Cautiero Horta Jardim; o secretário de Educação, Vagner Victer; o diretor geral do Degase, Alexandre Azevedo; o pró-reitor de Planejamento da UFF do Rio de Janeiro, Jailton Gonçalves Francisco, e representantes das secretárias de esporte e lazer do estado e da cidade do Rio de Janeiro.

+ Lidas

Em foco

Notícias primeiro na sua mão

Primeiro cadastre seu celular ou email para receber as ultimas notícias.

Curta nossa fan page, receba todas as atualizações - Foco Regional

Tempo Real

17:53 Política