sexta-feira, 22 setembro 2017
Fale Conosco | (24)3343-5229

Internacional

Incêndio florestal deixa 62 mortos em Portugal

Maioria das vítimas estava dentro de carros e foi encurralada pelas chamas

18/06/2017 07:26:42

Pelo menos 62 pessoas morreram e cerca de 60 ficaram feridas num incêndio que começou na tarde do sábado em Pedrógão Grande, Leiria, em Portugal.  A maior parte das vítimas foi apanhada pelas chamas quando seguia de carro e se viu encurralada pelo fogo, mas há várias aldeias com casas destruídas pelo fogo.

Os mortos confirmados até ao momento serão todos civis. Muitas pessoas estão ainda dadas como desaparecidas, situação agravada pela dificuldade das comunicações no local.

Entre os cinco feridos mais graves estão quatro bombeiros e uma criança. Na manhã deste domingo, o fogo ainda ardia com muita intensidade, com quatro frentes, duas delas muito violentas.

A suspeita de que o fogo teria sido originado por uma ação criminosa foi logo descartada. A Polícia Judiciária garantiu que o incêndio começou com um raio que atingiu uma árvore.

"Tudo aponta muito claramente para que sejam causas naturais. Conseguimos determinar que a origem do incêndio foi provocada por trovoadas secas", afirmou o diretor da PJ, Almeida Rodrigues, à agência Lusa.

Almeida Rodrigues garante que encontraram a árvore que foi atingida por um raio, “tendo sido a partir daí que o fogo se propagou”.

Atualmente, 11 distritos do país estão em risco máximo de incêndio, segundo informação disponível na página da Internet do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA). No norte do país estão em risco mais de meia centena de regiões dos distritos de Vila Real, Guarda, Bragança, Coimbra, Viseu, Castelo Branco, Leiria, Portalegre, Santarém, Beja e Faro.

O resto do interior norte e centro do país estão com um risco muito elevado de incêndio e a maioria da região do Alentejo encontra-se em risco elevado. (Foto: Divulgação)

Atualizada às 10h07min

+ Lidas

Em foco

Notícias primeiro na sua mão

Primeiro cadastre seu celular ou email para receber as ultimas notícias.

Curta nossa fan page, receba todas as atualizações - Foco Regional

Tempo Real

10:26 Estado