terça-feira, 24 novembro 2020
Fale Conosco | (24)3343-5229

Cidades

Incêndio destrói casarão da Fazenda da Grama em Rio Claro

22/11/2020 08:10:30

O Casarão da Fazenda da Grama, distrito de Rio Claro, foi destruído por um incêndio na noite do sábado (21). O fogo foi combatido por bombeiros de Barra Mansa e Volta Redonda, com várias viaturas, enquanto os moradores lamentavam a perda de um patrimônio histórico da região. As causas do incêndio ainda são desconhecidas.

O fogo provocou labaredas com mais de 20 metros de altura. Não houve feridos. “Que cena triste de ver, muito triste”, lamentou uma moradora em um vídeo compartilhado em redes sociais. "É a história fazenda indo embora", lamentou um morador em outro vídeo. 

HISTÓRIA - A sede da Fazenda São Joaquim da Grama foi erguida pelo comendador Joaquim José de Souza Breves no século 19. Ali se reuniam famílias importantes na época de produção de café na região, para discutir os assuntos de interesse dos cafeicultores e costurar acordos políticos.

Incêndio destrói casarão da Fazenda da Grama em Rio Claro

Os casamentos criavam laços de parentesco entre as famílias, facilitando as articulações e mantendo as propriedades nas mesmas mãos. A Corte Imperial frequentou a propriedade.

Trabalhavam para o comendador cerca de 6 mil escravos, espalhados por suas inúmeras propriedades. Em São Joaquim da Grama, a quantidade de gente que morava nos arredores da casa-sede fazia a fazenda parecer um povoado, no meio das montanhas da Serra do Mar. Ao redor da sede, jardins e pomares complementam a exuberância da casa.

Nos áureos tempos da cultura do café, a fazenda chegou a produzir, segundo dados de historiadores, 3.750 quilos do produto. (Fotos: Redes sociais e Aloisio Breves)

 

 

 

Comentários via Facebook

(O Foco Regional não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)

+ Lidas

Em foco

Notícias primeiro na sua mão

Primeiro cadastre seu celular ou email para receber as ultimas notícias.

Curta nossa fan page, receba todas as atualizações - Foco Regional

Tempo Real

19:22 Cidades