domingo, 15 julho 2018
Fale Conosco | (24)3343-5229

Nacional

Horário de verão termina no próximo sábado

Este ano, vigência será reduzida a pedido do TSE

14/02/2018 09:42:19

O horário de verão, iniciado em outubro do ano passado, termina à meia-noite do próximo sábado. Com a normalização, os relógios devem ser atrasados em uma hora.

A mudança, que pode ser extinta, é adotada no Brasil desde 1931 para os moradores do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Distrito Federal.

O principal objetivo é a economia de energia, com menor consumo no horário de pico, utilizando a luz natural. O governo chegou a discutir o fim do horário de verão após um estudo do Ministério de Minas e Energia que apontou que a medida não resulta em significante economia de energia, já que o maior consumo acontece devido a temperatura.

Horário de verão em 2018

Um decreto reduzindo em duas semanas o horário de verão em 2018 foi assinado pelo presidente Michel Temer, em outubro de 2017. Neste ano, a medida começa a valer no primeiro domingo de novembro.A data do final não foi modificada e continuará sendo o terceiro domingo de fevereiro.

A redução atende a pedido do presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Gilmar Mendes, que solicitou a mudança na vigência do horário de verão de 2018 por causa das eleições. Segundo o tribunal, a medida facilitará a apuração dos votos, uma vez que o país não terá uma diferença tão extensa de fusos horários. O primeiro turno da eleição de 2018 será dia 7 de outubro e o segundo, dia 28 do mesmo mês.

+ Lidas

Em foco

Notícias primeiro na sua mão

Primeiro cadastre seu celular ou email para receber as ultimas notícias.

Curta nossa fan page, receba todas as atualizações - Foco Regional

Tempo Real

19:21 Polícia