sexta-feira, 17 novembro 2017
Fale Conosco | (24)3343-5229

Nacional

Horário de verão tem início neste domingo

Medida vigora no Sul, Sudeste e Centro-Oeste

14/10/2017 07:21:21

Depois de o governo federal cogitar abolir já neste ano a medida, o horário de verão começa à zero hora deste domingo, quando os relógios nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste do país deverão ser adiantados em uma hora. A hora especial de verão vai durar até a meia-noite de 17 de fevereiro de 2018.

O governo chegou a avaliar acabar com o horário de verão já em 2017 – e fala em fazer uma enquete no ano que vem – porque a economia alcançada vem caindo ano a ano, se tornando irrelevante para o setor elétrico. O horário especial é adotado desde 1985.

Os dados do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) mostram que o consumo de luz pela população, que no passado era entre o fim de tarde e o início da noite, agora está sendo mais influenciado pela temperatura ao longo do dia. Segundo o órgão, um dos motivos desta mudança é a popularização do ar-condicionado. Como está mais quente no fim da manhã e início da tarde, os picos de consumo passaram a ocorrer neste período, principalmente 14 e 15 horas, e não mais entre 17 e 20 horas.

+ Lidas

Em foco

Notícias primeiro na sua mão

Primeiro cadastre seu celular ou email para receber as ultimas notícias.

Curta nossa fan page, receba todas as atualizações - Foco Regional

Tempo Real

16:57 Estado