segunda-feira, 25 junho 2018
Fale Conosco | (24)3343-5229

Estado

Governo decide hoje como será intervenção na segurança do Rio

General do Exército será nomeado interventor

16/02/2018 08:33:27

O governo federal vai definir nesta sexta-feira como será a intervenção na segurança pública do estado do Rio. O assunto foi discutido na quinta à noite, em Brasília, numa reunião do presidente Michel Temer com ministros e o governador do Rio, Luiz Fernando Pezão, que solicitou a medida. O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, inicialmente era contra a medida, mas acabou convencido. Com a intervenção, que será comandada pelo comandante militar do Leste, general Walter Souza Braga Neto, o Exército assumirá a responsabilidade sobre a polícia, os bombeiros e o setor de inteligência do estado, confirmou o presidente do Senado, Eunício Oliveira (MDB-CE), nesta sexta-feira.

O Congresso Nacional será convocado para apreciar o decreto, como prevê a Constituição. Cabe agora a Eunício Oliveira, presidente do Congresso, convocar em até 10 dias a sessão para que Câmara e Senado aprovem ou rejeitem a intervenção.

A intervenção federal pode ter implicação direta na votação da Proposta de Emenda Constitucional (PEC) da reforma da Previdência, prevista para este mês na Câmara dos Deputados, uma vez que o artigo 60 da Carta Magna diz que a "Constituição não poderá ser emendada na vigência de intervenção federal, de estado de defesa ou de estado de sítio". (Foto: Arquivo / Agência Brasil)

+ Lidas

Em foco

Notícias primeiro na sua mão

Primeiro cadastre seu celular ou email para receber as ultimas notícias.

Curta nossa fan page, receba todas as atualizações - Foco Regional

Tempo Real

13:43 Polícia