sexta-feira, 18 agosto 2017
Fale Conosco | (24)3343-5229

Polícia

Furtado assume delegacia de Pinheiral: “Melhor presente de aniversário”

09/01/2017 17:24:40

Como era de se esperar, a posse de Antônio Furtado como delegado titular de Pinheiral passou longe das formalidades. Com direito a um toldo montado em frente à delegacia e com a presença de moradores e políticos, a mudança na 101ª DP ocorreu na tarde desta segunda-feira, depois de vários discursos.

Compareceram o prefeito Ednardo Barbosa, o ex-prefeito de José de Arimathéa, o vereador Marquito, de Pinheiral, e os vereadores de Volta Redonda Carlinhos Santana, Rodrigo Furtado e Laydson, além da ex-vereadora América Tereza, que concorreu à prefeitura de Volta Redonda no ano passado tendo o delegado como vice. Estiveram presentes também policiais civis que fizeram parte da equipe de Furtado em Volta Redonda, além do diretor do 5º DPA (Departamento de Polícia de Área), Francisco Benítez, e o comandante do 28º BPM (Batalhão de Polícia Militar), tenente-coronel Damião Luiz Portella, além de policiais militares de folga que fizeram questão de prestigiar o retorno à região do ex-delegado de Volta Redonda.

Furtado assume delegacia de Pinheiral: “Melhor presente de aniversário”

Com o céu carregado, a chuva veio pouco antes de Furtado falar ao público. Em seu discurso, citando de Madre Tereza de Calcultá ao romancista francês Victor Hugo, o novo titular de Pinheiral, bem ao seu estilo, disse que havia se tornado “filho de Volta Redonda e agora também de Pinheiral”. Sem esconder a alegria por estar de volta à região, ele disse que foi seu melhor presente de aniversário, transcorrido no último dia 6. Citou uma estrofe do hino da cidade (Não temei impiedosas falanges, se enredarem procelas do mal; Os seus filhos serão, sentinelas leais”.

Antes da cerimônia, deu diversas entrevistas. Ao FOCO REGIONAL, disse ter ouvido de seu antecessor, delegado Renato Soares (transferido para Vassouras), que o tráfico de drogas e crimes previstos na Lei Maria da Penha são os mais comuns de Pinheiral. “Prevejo que, apesar de todas as dificuldades estruturais, da crise na segurança pública do estado, ainda assim um círculo virtuoso para a cidade. As denúncias, sejam em boletins de ocorrência ou anônimas, vão resultar em prisões e a população vai perceber que vai ter vez e voz”, afirmou.

Furtado assume delegacia de Pinheiral: “Melhor presente de aniversário”

Depois de salientar que pretende fazer palestras nas escolas locais alertando crianças e jovens sobre os malefícios das drogas, Furtado assegurou que está concentrado no trabalho policial e não na política.

- A experiência foi muito positiva, mas o que quero fazer agora da melhor forma possível é ser o delegado titular de Pinheiral. A política me mostrou como a população de Volta Redonda tem apreço pelo trabalho que foi feito, mas este é o momento de dedicação à segurança pública de Pinheiral e todo o meu esforço será neste sentido.

Furtado assume delegacia de Pinheiral: “Melhor presente de aniversário”

Na posse de Furtado, nem todos, porém, foram para aplaudir. Dania Loran Silva, de 54 anos, levou um cartaz pedindo justiça para o assassinato do filho Ruan, de 18 anos, em 2013. Furtado percebeu e, antes de encerrar o discurso, disse esperar que a mãe compareça à delegacia para conversar.

Furtado assume delegacia de Pinheiral: “Melhor presente de aniversário”

- A gente ficou feliz com a notícia da vinda do Furtado para Pinheiral, acho que a cidade ganha muito com a experiência dele – disse o prefeito Ednardo, confirmando que o tráfico de drogas se tornou uma preocupação, mas não se esquivou da responsabilidade como administrador do município: “Existem alguns bairros onde precisamos intensificar não só as ações intensivas [de segurança], mas melhorar também o atendimento social. Uma coisa anda paralela com a outra. Não adianta só chegar a polícia e não chegarem os serviços públicos. Caminhando junto com a segurança pública, acho que temos muito a ganhar”. (Veja outras fotos na galeria abaixo)

1/5

+ Lidas

Em foco

Notícias primeiro na sua mão

Primeiro cadastre seu celular ou email para receber as ultimas notícias.

Curta nossa fan page, receba todas as atualizações - Foco Regional

Tempo Real

20:51 Cidades