quarta-feira, 17 outubro 2018
Fale Conosco | (24)3343-5229

Esporte

França goleia e conquista seu 2º título mundial

Croácia lutou e valorizou título francês

Atualizado em 15/07/2018 13:53:49

A França está em festa. Ao golear a Croácia por 4 a 1, neste domingo, em Moscou, a seleção nacional conquistou, 20 anos após o título obtido em casa, contra o Brasil, seu bicampeonato mundial, na Copa do Mundo da Rússia. Uma vitória valorizada por um adversário fantástico. A Croácia, que chegou desacreditada ao torneio, sai deste Mundial gigante pelo empenho, pela obstinação de seus jogadores, capazes de superar três prorrogações e, ainda, dominar boa parte do jogo decisivo. A goleada não diminui seus méritos na competição.

A conquista francesa tem vários aspectos especiais. O time se redimiu da perda da Eurocopa, em casa, para Portugal. Ao mesmo tempo, premiou o técnico Didier Deschamps. Campeão em 1998 como jogador, ele se igualou ao brasileiro Zagallo e ao alemão Fran Beckenbauer, entre aqueles que se sagraram campeões mundiais como jogador e treinador.

França goleira e conquista seu 2º título mundial

Melhor, mas no prejuízo

Este time da Croácia entra para a história das copas como uma equipe de superação. Chegando à final depois de disputar três prorrogações seguidas, o que na prática significou um jogo a mais que seu adversário, tomou a iniciativa e dominou amplamente os primeiros 15 minutos de partida, ainda que não tenha criado chances reais de gol. Neste período, os franceses mal conseguiram passar do meio de campo.

Coube a um erro de arbitragem e a uma fatalidade permitirem que os europeus abrissem o placar. Aos 18 minutos, numa disputa de bola, Griezmann caiu antes de ser tocado, mas a arbitragem deu a falta. Na cobrança, o próprio Griezmann jogou a bola na área e Mandžukic, de cabeça, acabou desviando para as próprias redes. França 1 a 0.

Determinada, a Croácia continou mantendo o ritmo forte de jogo e foi premiada com o empate aos 28. Também após cobrança de falta, a bola foi jogada na área e acabou sobrando para Perici, que limpou o lance e mandou um belo chute cruzado no canto esquerdo de Lloris, fazendo 1 a 1.

França goleira e conquista seu 2º título mundial

A França retomou a vantagem aos 38. Numa bola cruzada na área, novamente Perisic acabou cometendo, ainda que involuntariamente, um pênalti marcado pelo árbitro argentino Nestor Pistana após consulta ao VAR. Na cobrança, Griezmann fez 2 a 1 para a França.

A construção da goleada

Os guerreiros croatas voltaram para o segundo tempo com a mesma determinação e, logo aos 2 minutos, Rebic tabelou com Perisic, que arranca na entrada da área e chutou forte, obrigando o goleiro Lloris a uma grande defesa.

A França respondeu quatro minutos depois. Numa jogada pela direita, Pogba lançou Mbappé, que superou Vida, entrou na área e chutou, para boa defesa de Subasic, que se antecipou para evitar a conclusão.

O terceiro gol dos franceses veio aos 13 minutos: Pogba fez belo lançamento para Mbappé, que foi à linha de fundo e cruzou. A bola caiu para Griezmann, que rolou para Pogba. O volante bateu de pé direito em cima da zaga, mas no rebate acertou no canto direito de Subasic, fazendo 3 a 1.

Somente então a Croácia sentiu o golpe. E isso talvez explique por que, apenas seis minutos, a França tenha chegado ao quarto gol. Hernández começou a jogada pela esquerda do ataque, passou por Mandzukic e tocou no meio para Mbappé. O jovem atacante, revelação da Copa, chutou firme para fazer 4 a 1.

Sem desanimar, a Croácia ainda contou com uma falha gritante do goleiro Lloriz para diminuir o marcador. Aos 23, Kanté recuou a bola para o goleiro, que, sozinho, tentou driblar Mandzukic, mas perdeu a dividida e viu a bola ir para o fundo das redes: 4 a 2.

Festa total na França. Na Croácia, uma certa decepção,é verdade, mas, sem dúvidas, o sentimento passará e levará sua seleção a ser recebida com honras em Zagreb. Foi um grande jogo, digno de uma final de Copa do Mundo. (Fotos: Fifa)

 

+ Lidas

Em foco

Notícias primeiro na sua mão

Primeiro cadastre seu celular ou email para receber as ultimas notícias.

Curta nossa fan page, receba todas as atualizações - Foco Regional

Tempo Real

12:17 Cidades