segunda-feira, 26 junho 2017
Fale Conosco | (24)3343-5229

Saúde

Fiocruz lança selo de qualidade para sites oficiais sobre saúde

14/12/2016 17:51:27

 A Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (Ensp) da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) lançou hoje o Selo Sergio Arouca, um selo de qualidade sobre a informação disponível nossites de saúde. O nome do selo homenageia o médico sanitarista e político Sergio Arouca (1941-2003), que presidiu a Fiocruz. O coordenador do laboratório Internet, Saúde e Sociedade da Ensp, André Pereira, diz que o foco do projeto é analisar e qualificar os sites do Ministério da Saúde e das secretarias municipais e estaduais de Saúde do país.

“A avaliação que fizemos é que esses sites pecam por falta de qualidade. Fizemos uma busca na literatura internacional e na nacional sobre avaliação de sites, então nos reunimos com pesquisadores e com moradores da comunidade de Manguinhos [região onde está localizada a sede da Fiocruz] para construir os critérios e indicadores para a avaliação”, disse Pereira. Os moradores também ajudam a fazer a avaliação do site. “Um dos grandes valores da internet é essa liberdade que todo o cidadão tem de postar o que quiser, mas tem o outro lado, que é a qualidade da informação e é o desafio de todos nós que trabalhamos com o tema saúde”.

O primeiro meio de comunicação a ganhar o selo foi o blog Tuberculose: circulando a informação, vinculado ao Programa Nacional de Controle da Tuberculose (PNCT) do Ministério da Saúde. “Se verificarmos, por exemplo, que a informação existe, mas os usuários não encontraram, recomendamos ao gestor do site que faça um redirecionamento da informação para que ela fique mais clara”, disse Pereira. “Esse blog que acaba de receber o selo recebeu de nós várias recomendações, depois das avaliações terem sido feitas, e alterou várias coisas para poder receber o selo”.

A representante do Programa Nacional de Controle da Tuberculose do Ministério da Saúde, Patrícia Werlang, elogiou o fato de a iniciativa de envolver a comunidade no processo de qualificação dos sites. “É extremamente necessária para melhorar a qualidade do conteúdo e o acesso a ele na internet. Participar dessa certificação é muito importante para a continuação do nosso trabalho. Ouvir a comunidade é fundamental para melhorar o atendimento à população. Espero que a iniciativa se expanda e abranja as diferentes áreas da saúde", disse.

O blog sobre tuberculose não apenas tira dúvidas sobre a doença e formas de prevenção e tratamento, como também divulga experiências bem sucedidas que ocorrem no Brasil e no mundo no combate à doença tanto por parte da sociedade civil, como de gestão. “Hoje sabemos que estar presente nas redes sociais é fundamental para que seja facilitado o acesso à informação. Ainda existe muito desconhecimento sobre a doença, embora seja muito antiga. Essa informação disponível em um blog facilita a população a tirar dúvidas”.

Além do tema tuberculose, foram analisados sites sobre dengue e aleitamento materno, que também ganharão selos tão logo estejam em conformidade com os padrões de qualidade exigidos pela Fiocruz. Com informações da Agência Brasil.

+ Lidas

Em foco

Notícias primeiro na sua mão

Primeiro cadastre seu celular ou email para receber as ultimas notícias.

Curta nossa fan page, receba todas as atualizações - Foco Regional

Tempo Real

16:47 Cidades