segunda-feira, 30 março 2020
Fale Conosco | (24)3343-5229

Internacional

Finlândia vai implantar semana de trabalho de 4 dias, com jornada de 6h

Proposta partiu de primeira-ministra

07/01/2020 10:11:41

A Finlândia decidiu implantar uma semana de trabalho de quatro dias, com uma jornada de seis horas diárias. A medida faz parte uma reforma que está sendo conduzida pela primeira-ministra mais jovem do mundo, Sanna Marin, de 34 anos.

O objetivo é que os trabalhadores passem mais tempo com a família e desfrutem de hobbies, atividades culturais e esportivas e contato com os amigos. A semana de trabalho no país, hoje, é de oito horas por dia cinco dias por semana.

- As pessoas merecem passar mais tempo com suas famílias, entes queridos, hobbies e outros aspectos da vida, como a cultura', disse a primeira-ministra. As informações são do jornal britânico "The Sun".

A reforma se baseia em um teste feito em 2015, na Suécia, segundo o qual trabalhar apenas seis horas por dia aumentou a produtividade dos profissionais. Os resultados mostraram que os funcionários ficaram mais felizes, mais saudáveis e mais produtivos.

Em novembro de 2019, a Microsoft do Japão também introduziu um fim de semana com duração de três dias para seus empregados. Neste caso, as pesquisas apontaram que a produtividade aumentou quase 40%.

- Este poderia ser o próximo passo para nós na vida profissional – disse Sanna Marin. (Foto: Divulgação)

A primeira-ministra da Finlândia lidera uma coalizão de centro-esquerda com quatro outros partidos, todos chefiados por mulheres, três das quais com menos de 35 anos de idade.

A proposta de redução da jornada foi recebida com entusiasmo pela ministra da Educação, Li Andersson. Segundo ela, é importante permitir que os cidadãos finlandeses trabalhem menos:

- Não se trata de governar com um estilo feminino, mas de oferecer ajuda e manter promessas aos eleitores – disse Andersson. A reportagem é do jornal Extra.

Comentários via Facebook

(O Foco Regional não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)

+ Lidas

Em foco

Notícias primeiro na sua mão

Primeiro cadastre seu celular ou email para receber as ultimas notícias.

Curta nossa fan page, receba todas as atualizações - Foco Regional

Tempo Real

18:56 Cidades