sexta-feira, 22 novembro 2019
Fale Conosco | (24)3343-5229

Internacional

Fiat Chrysler e Peugeot anunciam fusão para formar 4ª maior montadora do mundo

Novo grupo terá valor de mercado de US$ 48,4 bilhões

31/10/2019 18:56:14

A Fiat Chrysler Automobiles (FCA) e a PSA Peugeot Citroën anunciaram nesta quinta-feira a conclusão de um acordo de fusão, que garantirá a formação da quarta maior montadora do mundo do setor automobilístico, com um volume de mercado de mais de US$ 48,4 bilhões. Em comunicado conjunto, as duas empresas informaram que “planejam unificar forças para criar um líder mundial em uma nova era de mobilidade sustentável”. Segundo o acordo, os acionistas da FCA e da Peugeot irão controlar 50% do novo grupo. O conselho de administração da fusão seria composto por cinco membros nomeados pela FCA e cinco nomeados pela PSA. Além disso, John Elkann será o presidente da nova sociedade, enquanto Carlo Tavares assumirá como CEO, com mandato inicial de cinco anos.

- Estou satisfeito por ter a oportunidade de trabalhar com Carlos e sua equipe nessa agregação, que tem potencial para mudar de setor – explicou Mike Manley, atual CEO (principal executivo) da FCA. “Temos uma longa história de cooperação com o Grupo PSA e estou convencido de que, junto com todo o nosso pessoal, poderemos criar uma empresa líder em mobilidade global “, acrescentou.

De acordo com o comunicado, o novo grupo automobilístico tem como objetivo gerar cerca de 3,7 bilhões de euros em sinergias anuais de curto prazo, sem fechamento de fábricas.

A operação criará o quarto maior fabricante do setor do mundo, com 8,7 milhões de carros vendidos, atrás apenas da Volkswagen, da aliança Renault-Nissan-Mitsubishi e da Toyota, além de mais de 400 mil funcionários. O volume de mercado chegará a 200 bilhões de euros.

O ministro da Economia da França, Bruno Le Maire, anunciou que “acolhe” o projeto de fusão entre a PSA e a Fiat Chrysler, mas o Estado francês, acionista da PSA, permanecerá “particularmente vigilante”.  A reportagem é da agência Ansa.

Comentários via Facebook

(O Foco Regional não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)

+ Lidas

Em foco

Notícias primeiro na sua mão

Primeiro cadastre seu celular ou email para receber as ultimas notícias.

Curta nossa fan page, receba todas as atualizações - Foco Regional

Tempo Real

10:03 Nacional