sábado, 18 agosto 2018
Fale Conosco | (24)3343-5229

Lazer

Festival Vale do Café reúne música e gastronomia

19/07/2018 16:45:49

Começa nesta sexta-feira e vai até o próximo dia 29 deste mês a 16ª edição do Festival Vale do Café. O evento acontece em 12 fazendas históricas. A programação deste ano conta com a união de instrumentistas conceituados, como Marcel Powell, homenageando o pai, o mestre Baden, na Fazenda Vista Alegre, em Valença, e com a cantora lírica e professora Carol McDavit, cantando na Fazenda do Paraízo, em Rio das Flores.

O homenageado da vez, Jacob do Bandolim, terá seu repertório executado pelo duo Dani Spielmann e Sheila Zagury, na Fazenda São Luiz da Prosperidade, e pelo Terno Carioca, formado por Luiz Flávio Alcofra, Pedro Aragão e Lena Verani, na Fazenda São Roque. Em todas as fazendas que sediarão shows, haverá visita ao casarão com degustação de lanche colonial após o concerto.

Músicos que ajudaram a escrever a história do festival, como o mestre violonista Turíbio Santos, que é também diretor artístico, e a harpista Cristina Braga, idealizadora do festival, farão apresentações gratuitas no centro de Vassouras e Paty de Alferes, respectivamente. O grupo Noites Cariocas, terá repertório dedicado ao artista homenageado, Jacob do Bandolim, em Rio das Flores, também com entrada franca.

É também tradição do Festival oferecer cursos ligados a música e este ano não será diferente. Já estão confirmados cursos de canto com a própria Carol McDavit, e de violão com Ulisses Rochae e Turibio Santos. Serão oferecidas também aulas de violino com a musicista Suray Soren. As aulas de cavaquinho e bandolim ficarão por conta de Pedro Cantalice, músico de Vila Isabel considerado o primeiro músico do mundo no instrumento a ter curso superior em música. Os cursos acontecerão em Vassouras entre os dias 23 e 27 com inscrição gratuita pelo site oficial do festival.

VASSOURAS – A cidade, que em 2018 comemora 60 anos de tombamento, criou o movimento #MaisVassouras, que fará uma programação paralela gratuita ao festival, ocupando alguns espaços históricos, como a antiga Estação Ferroviária, a Igreja Matriz e o novíssimo Centro Cultural Cazuza, entre outros.

A programação incluirá shows, como da Orquestra de Volta Redonda, e um corredor gastronômico com food trucks de diversos tipos, além de exposição de artes plásticas e orquídeas.

O já consolidado Festival Vale do Café comemora também este ano o reconhecimento da Fundação Getúlio Vargas e do Ministério da Cultura, que o incluíram na agenda “Rio de Janeiro a Janeiro” e, através de estudo, reconheceram a iniciatival como ação geradora de alto impacto socioeconômico. Para outras informações, clique neste link

Serviço:

Festival Vale do Café - 16ª edição

Veja a programação gratuita

 20 de julho, sexta-feira, 20h

Turíbio Santos -" Lembranças de Jacob do Bandolim"

Antiga Estação Ferroviária (Vassouras)

 21 de julho, sábado, 20h

Noites Cariocas - "100 anos de Jacob do Bandolim"

Centro Cultural Professor Antônio Pacheco Leão (Rio das Flores)

22 de julho, domingo, 11h

Cristina Braga - "Mil Cordas Brasileiras"

Centro Cultural Maestro José Figueira (Paty do Alferes)

+ Lidas

Em foco

Notícias primeiro na sua mão

Primeiro cadastre seu celular ou email para receber as ultimas notícias.

Curta nossa fan page, receba todas as atualizações - Foco Regional

Tempo Real

21:11 Polícia