quinta-feira, 26 abril 2018
Fale Conosco | (24)3343-5229

Cultura

Festival Dança VR começa em Volta Redonda

25/11/2017 10:32:25

O Festival Dança VR começou na tarde da sexta-feira em Volta Redonda. O evento, realizado pelas secretarias municipais de Esporte e Lazer e de Cultura, reúne diversos bailarinos da cidade em três dias de festival, no Teatro Maestro Franklin de Carvalho Junior, do Colégio Getúlio Vargas, no Laranjal. Mais de 500 bailarinos participaram do primeiro dia, que contou com a apresentação de 37 coreografias. De acordo com a secretária de Cultura, Aline Ribeiro, esta é a primeira vez que a secretaria participa do evento.

“É a primeira vez que as secretarias se uniram para fazer o festival, com uma estrutura melhor para os grupos. O espaço do teatro também é próprio para as apresentações de artes cênicas. Trabalhando juntos somamos forças para o sucesso do evento”, enfatizou Aline. 

Além de Volta Redonda, grupos de Barra Mansa, Pinheiral, Resende, Bom Jardim (MG) e do Rio de Janeiro, também participam. Balé Clássico e Contemporâneo, Hip Hop, Zouk, Dança de Salão, Forró, Ginástica Rítmica Desportiva, Afro Brasileira, Maculelê, Jazz, Dança Tribal, Folclórica, Zumba e Street Dance foram alguns dos ritmos apresentados.

Segundo a secretária de Esporte e Lazer, Maria Paula Tavares, o evento foi reformulado. “São diversos grupos se apresentando. Investimos em uma nova estrutura para atender as necessidades e dar uma nova cara ao festival. A união das secretarias foi fundamental”, disse explicando ainda que a data do festival atendeu a um pedido da Secretaria de Cultura: “O objetivo foi realizar o festival em novembro, devido ao mês da cultura”.

Uma dos grupos a participar do primeiro dia de evento foi o da professora Mônica Marins, da Escola Municipal Rubens Machado, que apresentou a coreografia “África Brasil”, mostrando um pouco da cultura do continente.

“O tema foi escolhido devido a semana da Consciência Negra, que foi comemorado recentemente. As roupas usadas por eles foram doadas, devido ao trabalho que já realizamos na comunidade. É gratificante saber da importância do projeto que atinge tantos jovens”, contou a professora.

Ao final de cada apresentação, todos os bailarinos (crianças e adolescentes) serão premiados com medalhas de participação. Já os bailarinos adultos terão certificado digital.

O festival prossegue até o domingo, com workshops na parte da manhã e apresentações à tarde. (Fotos: Divulgação)

1/2

+ Lidas

Em foco

Notícias primeiro na sua mão

Primeiro cadastre seu celular ou email para receber as ultimas notícias.

Curta nossa fan page, receba todas as atualizações - Foco Regional

Tempo Real

21:26 Cidades