sábado, 21 outubro 2017
Fale Conosco | (24)3343-5229

Cidades

Exapicor 2017 resgata tradição do torneio leiteiro

21/09/2017 14:46:58

Um dos eventos mais tradicionais da Exapicor, o torneio leiteiro, que não era realizado desde a exposição de 2014, será retomado este ano. O torneio, que terá início na próxima quinta-feira, já conta com 28 animais inscritos. As vacas, da raça girolando ou puras (holandesas), deverão chegar ao parque de exposições até a quarta-feira, às 18 horas, e passarão, às 23 horas, por uma pré-ordenha cuja produção não será computada para o torneio.

De acordo com os organizadores da competição, Maria Amélia Cotrim e Francisco Diniz, entre quinta-feira e sábado da semana que vem os animais serão ordenhados três vezes (às 7, 15 e 23 horas). Já no domingo, dia 1º de outubro, a última ordenha do torneio será realizada às 7 horas. Quatro horas depois, começa a premiação dos melhores animais, com troféu e prêmio para os criadores.

Segundo os organizadores, a maior ordenha de cada animal obtida durante todo o torneio será desclassificada visando tornar a competição mais justa. Já a grande campeã será a vaca cuja produção atingir a maior média diária. Além disso, também serão premiados os primeiros, segundos e terceiros lugares das categorias vaca (girolando e pura) e novilha até quatro dentes (girolando e pura).

Participam do torneio produtores de Resende, Cachoeira Paulista, Paraíba do Sul, Barra Mansa e Passa Vinte, entre outras cidades da região. A Exapicor 2017 é uma realização da Associação dos Sertanejos de Resende, com o apoio da prefeitura.  

Torneio de bezerras – E para incentivar as futuras gerações a se manter no campo, preservando as tradições rurais, será realizado no dia 30 (sábado), às 13 horas, um torneio de bezerras que reunirá 15 adolescentes do município com idade entre 10 e 14 anos, sendo oito meninos e sete meninas, todos filhos de produtores ou de trabalhadores rurais. Desde março deste ano, os adolescentes vêm trabalhando no trato, manejo e alimentação dos animais, todos da raça girolando, além de ensiná-los a se comportar numa apresentação pública.

 Durante o desfile dos animais, um técnico em agropecuária especialmente convidado para o evento avaliará itens como a performance das bezerras na pista, a beleza dos animais e se eles estão sendo bem tratados na fazenda, além do grau de obediência aos seus condutores. A prova, que é inspirada no Clube da Bezerra, desenvolvida na região de Campos Geraes (PR), será realizada na pista de grama ao lado do galpão do torneio leiteiro. (Foto: Divulgação)

+ Lidas

Em foco

Notícias primeiro na sua mão

Primeiro cadastre seu celular ou email para receber as ultimas notícias.

Curta nossa fan page, receba todas as atualizações - Foco Regional

Tempo Real

20:18 Polícia