quarta-feira, 11 dezembro 2019
Fale Conosco | (24)3343-5229

Internacional

Evo Morales renuncia à presidência da Bolívia

Líder anunciou saída em pronunciamento na TV

10/11/2019 18:29:17

O presidente da Bolívia, Evo Morales, anunciou neste domingo sua renúncia ao cargo, depois de três semanas de protestos contra sua polêmica reeleição e depois de perder o apoio das Forças Armadas e da Polícia.

“Renuncio a meu cargo de presidente para que (Carlos) Mesa e (Luis Fernando) Camacho não continuem perseguindo dirigentes sociais”, disse Morales em discurso televisionado, referindo-se a líderes opositores que convocaram protestos contra ele, desde o dia seguinte às eleições de 20 de outubro.

O agora ex-presidente boliviano informou na madrugada deste domingo que as casas de sua irmã e de dois governadores foram incendiadas durante a onda de protestos que atinge o país. Os incêndios aconteceram no sábado.

"Denunciamos e condenamos perante a comunidade internacional e o povo boliviano que o plano de golpe fascista executa atos violentos com grupos irregulares, que atearam fogo na casa dos governadores de Chuquisaca e Oruro e da minha irmã naquela cidade. Vamos preservar a paz e a democracia", escreveu.

Morales anunciou a convocação de novas eleições gerais e decidiu renovar a totalidade de magistrados do Tribunal Supremo Eleitoral, depois da publicação de um informe de auditoria da OEA que invalida as eleições de 20 de outubro.

"Decidi renovar a totalidade de membros do Tribunal Supremo Eleitoral", disse Morales em um anúncio pela televisão.

O presidente informou também que vai "convocar novas eleições nacionais, que por meio do voto permitam ao povo boliviano escolher democraticamente novas autoridades".

Comentários via Facebook

(O Foco Regional não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)

+ Lidas

Em foco

Notícias primeiro na sua mão

Primeiro cadastre seu celular ou email para receber as ultimas notícias.

Curta nossa fan page, receba todas as atualizações - Foco Regional

Tempo Real

18:41 Educação