quinta-feira, 21 março 2019
Fale Conosco | (24)3343-5229

Lazer

Eventos movimentam Ipiabas, em Barra do Piraí

23/08/2017 15:29:34

O distrito de Ipiabas, em Barra do Piraí, vai a receber a terceira edição do Tilápia Gourmet, evento gastronômico totalmente gratuito, que acontece da próxima sexta até o domingo. Além das atividades de concurso gastronômico, a proposta visa difundir, ainda mais, a localidade como polo gastronômico, voltado à especiaria da tilápia.

Hoje, o distrito barrense é o lugar que mais comercializa o peixe em todo o estado do Rio de Janeiro. Shows e comidas à base da chamada “estrela da água doce” são atrações que esperam reunir milhares de visitantes.

O comércio da tilápia em Ipiabas virou fonte de renda para muitos pescadores e criadores locais, com produção mensal de 15 toneladas. Realizado pelo do Sindicato do Comércio de Barra do Piraí (Sicomércio), o evento gastronômico vai disponibilizar oito oficinas do Senac, com  chefes conceituados, que revelarão receitas criativas e tradicionais. O público vai contar também com diversos estandes de restaurantes locais e ações culturais.

Sempre realizado na última semana de agosto, o Tilápia Gourmet também tem como mote mostrar a importância, à região, de Ipiabas como polo gastronômico, como destaca o secretário de Turismo e Cultura de Barra do Piraí, Orlando Pimentel. “Pretende-se que Ipiabas fique marcada, entre outras coisas, na área gastronomia, como o local de se comer uma boa tilápia, assim como se fala em truta e se pensa em Penedo. Que os visitantes se sintam bem em um belo final de semana”.

O evento ocorre no Centro de Ipiabas.

Em setembro, festival de cervejas

Também em Ipiabas será realizada, dias 1 e 2 de setembro, o festival Rota da Cerveja, que vai reunir mais de 50 rótulos de cerveja artesanal dos mais variados estilos, para todos os gostos e bolsos. Além das cervejarias convidadas e beer trucks, o evento conta com a gastronomia dos food trucks e uma programação musical intensa. A entrada é gratuita.

A Rota da Cerveja foi o primeiro festival de cervejas artesanais da região Sul Fluminense e acontece desde 2014, chegando a sua quinta edição. Assim como em 2016, será realizado no Casarão de Ipiabas.

Ao longo do tempo, com o aumento do público da Rota da Cerveja, foi crescendo também o número de cervejarias e opções gastronômicas do evento. Nesta edição haverá food trucks conhecidos dos eventos cariocas, como o Devorarte, de hambúrgueres artesanais, além de massas, crepes, comida árabe, petiscos e doces.

Entre as cervejarias, novidades como as cariocas Bella Craft Beer e Mordida do Tyson, a Schroder de Petrópolis, além das pratas da casa, as recém inauguradas fabricantes de Ipiabas que levam as marcas Badopi e Three Rocks. Elas se juntam as tradicionais cervejarias Backer, Eisenbahn e Therezopolis, entre outras. Os beer trucks, carros adaptados para servir chope, marcam presença com marcas como Penedon, Roter e Antuérpia.

O Casarão de Ipiabas fica na Rua Vereador José Alves Pegas.

Comentários via Facebook

(O Foco Regional não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)

+ Lidas

Em foco

Notícias primeiro na sua mão

Primeiro cadastre seu celular ou email para receber as ultimas notícias.

Curta nossa fan page, receba todas as atualizações - Foco Regional

Tempo Real

15:11 Polícia