sábado, 04 julho 2020
Fale Conosco | (24)3343-5229

Internacional

EUA proíbem voos provenientes do Brasil

Decisão é tomada após país se tornar 2º em número de Covid-19

24/05/2020 20:22:44

Os Estados Unidos anunciaram neste domingo a proibição da entrada em seu território de estrangeiros vindos do Brasil. A medida é válida para viajantes não norte-americanos e foi tomada depois de o Brasil se tornar o segundo país com maior número de pessoas infectadas pelo novo coronavírus no mundo.

A secretária de imprensa da Casa Branca, Kayleigh McEnany, disse que as novas restrições visam a garantir que estrangeiros não aumentem o número de infecções nos EUA, país mais afetado pela doença, com quase 1,7 milhão de infectados e 97.672 mortes, segundo a Universidade Johns Hopkins.

A decisão não afeta o fluxo comercial entre os países, mas já era esperada desde a última terça-feira, quando o presidente Donald Trump sinalizou que seria tomada.

A medida vale para cidadãos não americanos que visitaram o Brasil nos últimos 14 dias, período de incubação do novo coronavírus “Hoje o presidente tomou a ação decisiva para proteger nosso país, ao suspender a entrada de estrangeiros que estiveram no país durante um período de 14 dias antes de buscar a admissão nos Estados Unidos”, diz um comunicado da Secretaria de Imprensa da Casa Branca. “A ação de hoje irá garantir que estrangeiros que estiveram no Brasil não se tornem uma fonte adicional de infecções em nosso país”.

Os Estados Unidos já interromperam viagens a partir da China, Europa e Reino Unido à medida que o vírus se espalhava nessas áreas. A decisão de proibir a entrada de viajantes vindo do Brasil começou a tomar forma na sexta, quando O'Brien já anunciara que muitas agências de seu país estavam analisando a situação brasileira.

Pouco antes do anúncio feito pela Casa Branca, o ministro das Relações Exteriores do Brasil, Ernesto Araújo, anunciou em suas redes sociais que conversou com representantes do país norte-americano que lhe informaram da doação de mil respiradores ao Brasil. Não foi estipulada uma data para a chegada dos aparelhos.

Comentários via Facebook

(O Foco Regional não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)

+ Lidas

Em foco

Notícias primeiro na sua mão

Primeiro cadastre seu celular ou email para receber as ultimas notícias.

Curta nossa fan page, receba todas as atualizações - Foco Regional

Tempo Real

19:28 Cidades