domingo, 20 outubro 2019
Fale Conosco | (24)3343-5229

Internacional

Estados Unidos rejeitam pedido do Brasil de integrar OCDE

Trump havia prometido a Bolsonaro apoiar solicitação

10/10/2019 15:00:22

Os Estados Unidos recusaram nesta quinta-feira o pedido do Brasil de ser integrado à OCDE (Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico). A informação foi divulgada pela agência Bloomberg. Segundo a publicação, o secretário de Estado dos EUA, Michael Pompeo, rejeitou a solicitação para discutir o aumento do clube dos países mais ricos.

A informação da Bloomberg foi obtida a partir da cópia de uma carta enviada ao secretário-geral da OCDE, Angel Gurria, em 28 de agosto. Ele acrescentou que Washington apenas apoiou as ofertas de membros da Argentina e da Romênia.

- Os EUA continuam a preferir o alargamento a um ritmo lento que leva em consideração a necessidade de pressionar pelo planejamento de governança e sucessão - afirmou o governo na carta.

A mensagem contradiz a postura pública adotada pelos Estados Unidos sobre a questão. Em março, o presidente Donald Trump declarou, em conferência com o presidente Jair Bolsonaro (PSL), na Casa Branca, que ele apoiaria o Brasil na tentativa de entrar no grupo de 36 países. Em julho, o secretário do Comércio dos Estados Unidos, Wilbur Ross, reiterou o apoio de Washington ao Brasil, que apresentou seu pedido de adesão à OCDE em maio de 2017.

Momentos antes da divulgação, o ministro de Relações Exteriores, Ernesto Araújo, havia dito durante o Fórum de Investimentos Brasil 2019, em São Paulo, que o Brasil estava "pronto" para entrar na organização.

Até o momento, o governo do Brasil não comentou a informação.

Comentários via Facebook

(O Foco Regional não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)

+ Lidas

Em foco

Notícias primeiro na sua mão

Primeiro cadastre seu celular ou email para receber as ultimas notícias.

Curta nossa fan page, receba todas as atualizações - Foco Regional

Tempo Real

12:35 Cidades