segunda-feira, 21 agosto 2017
Fale Conosco | (24)3343-5229

Cidades

Estado repassa a municípios rádios usados nos Jogos Olímpicos

18/04/2017 15:39:05

O subsecretário de Comando e Controle da Secretaria de Estado de Segurança, Rodrigo Alves, e o superintendente de Comunicações Críticas, Alexandre Corval, entregaram na manhã desta terça-feira dezenas de rádios de comunicação a prefeituras do Sul Fluminense. Foram beneficiadas Volta Redonda, Itatiaia, Piraí, Resende, Quatis, Porto Real e Barra Mansa. Ao todo, foram 226 rádios. A entrega foi feita, na 5ª Risp (Região Integrada de Segurança Pública), na Vila Mury, em Volta Redonda.

Os equipamentos foram adquiridos e utilizados durante os Jogos Rio 2016. Os rádios permitirão o contato direto entre os municípios e Centro Integrado de Comando e Controle onde estão representantes das principais instituições de segurança e Defesa Civil.

Compareceram os prefeitos Samuca Silva (Volta Redonda), Luiz Antônio da Silva Neves (Piraí), Diogo Balieiro Diniz (Resende), Raimundo de Souza (Quatis), os vice-prefeitos Ailton Basílio Marques (Porto Real) e Fátima Lima (Barra Mansa), além do secretário de Ordem Pública de Itatiaia, Carlos César de Paula, e representantes das guardas municipais.

- Estamos cumprindo o compromisso firmado há mais de um  ano, expandindo a rede adquirida durante as Olimpíadas para a Região do Médio Paraíba. É um rádio moderno, digital, que possui um sistema que impede pessoas não pertencentes à rede interceptarem as mensagens. Também possuem sinais de GPS, permitindo que o gestor da Guarda Municipal onde estão os agentes dele – afirmou Corval.

Ele explicou ainda que o Brasil dispõe de um sistema integrado de Defesa Civil e o equipamento permitirá que as Defesas Civis das cidades da região operem integradas em caso de necessidade e de apoio do sistema estadual e federal. Os rádios também podem ser usados pelos órgãos de segurança.

Os novos aparelhos são mais resistentes, inclusive à água, e têm alta qualidade de som, além de longa autonomia da bateria. A tela dos novos aparelhos foi aprimorada e permite o envio de mensagens curtas, estilo SMS. Entre os acessórios, o rádio dispõe de sistema PTT (push to talk / aperte para falar) de lapela acoplado e fone de ouvido, itens que facilitam o uso.

- É muito importante a união de forças entre os estados, a Polícia Civil, a Polícia Militar e as demais forças de segurança. Com esses radiotransmissores poderemos planejar operações integradas entre as prefeituras e todo o estado – reforçou Rodrigo Alves.

O comandante da Guarda de Barra Mansa, Joel Valcir, ressaltou a economia que o município teve ao receber os radiotransmissores do estado. “Se a prefeitura fosse investir nesses equipamentos, iria gastar aproximadamente R$ 200 mil. Vale destacar também a resposta rápida que daremos aos criminosos, pois poderemos falar em tempo real para coibir estes delitos que vem crescendo demasiadamente na região”, afirmou.

Volta Redonda recebeu 60 aparelhos e o prefeito Samuca considerou importante a comunicação com todas as forças policiais sem interferências. “Hoje demos um grande avanço para a segurança pública na nossa região”, disse, lembrando que o Sul Fluminense foi a primeira região a criar um Consórcio Intermunicipal de Segurança Pública. (Fotos: José Roberto Mendonça)

1/3

+ Lidas

Em foco

Notícias primeiro na sua mão

Primeiro cadastre seu celular ou email para receber as ultimas notícias.

Curta nossa fan page, receba todas as atualizações - Foco Regional

Tempo Real

20:01 Nacional