sexta-feira, 29 maio 2020
Fale Conosco | (24)3343-5229

Estado

Estado discute apoio financeiro a concessionários de transportes

Demanda de passageiros teve redução entre 70% e 85%

01/04/2020 20:25:29

O governador Wilson Witzel se reuniu nesta quarta-feira, por videoconferência, com representantes das concessionárias e operadoras de transporte público, membros do Ministério da Economia, do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) e do Banco Mundial para discutir formas de viabilizar a continuidade do funcionamento de trens, metrô, barcas e ônibus no estado. Os concessionários estão enfrentando queda na demanda de passageiros após as medidas adotadas para evitar a disseminação da Covid-19.

Com redução de 70% a 85% no número de passageiros, os concessionários e operadores dos serviços de transporte público estadual têm solicitado apoio em capital de giro para continuar atendendo à população, sobretudo aqueles que atuam em serviços essenciais, como pessoal da saúde, policiais militares e de outras profissões.

Os concessionários e operadores já indicaram que não terão fôlego financeiro a curto prazo para manter as operações. “As reuniões foram fundamentais para aproximar todo o setor de transporte do Rio de Janeiro das autoridades federais e buscar uma solução em conjunto”, disse o governador.

Segundo o secretário de Transportes, Delmo Pinho, o Rio de Janeiro é o primeiro estado a articular uma solução para os concessionários de transportes atravessarem a crise que tem reflexos econômico-financeiros. Uma nova reunião está prevista para ocorrer na próxima quarta-feira.

“Fomos o primeiro estado a contactar as autoridades federais com o bloco de concessionários e operadores do sistema de transporte. Estamos indo bem e teremos um novo encontro por videoconferência na próxima semana”, afirmou Pinho.

O secretário frisou, ainda, que o Rio de Janeiro é o único do país a utilizar um sistema multimodal de transporte público metropolitano integralmente operado pelo setor privado.

Participaram das reuniões representantes da SuperVia, MetrôRio, Fetranspor e CCR Barcas. (Foto: Divulgação)

 

Comentários via Facebook

(O Foco Regional não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)

+ Lidas

Em foco

Notícias primeiro na sua mão

Primeiro cadastre seu celular ou email para receber as ultimas notícias.

Curta nossa fan page, receba todas as atualizações - Foco Regional

Tempo Real

18:18 Saúde