sábado, 14 dezembro 2019
Fale Conosco | (24)3343-5229

Cidades

Espaço Afro Rua será inaugurado em VR no Dia da Consciência Negra

Local de empreendedorismo cultural ficará no Mercado Popular do Retiro

18/11/2019 15:51:50

Volta Redonda ganha nesta quarta-feira, em comemoração ao Dia Nacional da Consciência Negra, o Espaço Cultural Afro Rua. O local de incentivo ao empreendedorismo cultural fica no segundo bloco do Mercado Popular do Retiro, na Avenida Waldir Sobreira Pires, na entrada da Vila Brasília. A festa de inauguração começa às 8h com início dos grafites nos quiosques. Às 9h haverá apresentação do grupo de samba Bateria Show e, às 10h, o prefeito Samuca Silva entrega oficialmente o local para a população.

Samuca afirmou que a abertura da Afro Rua confirma o compromisso do governo de investir na cultura e na economia da cidade. “A iniciativa, inédita na região, tem como objetivo ressaltar o potencial dos afroempreendedores, dando oportunidade para mostrarem e comercializarem seus trabalhos. Além disso, eles passam a atuar como agentes para o desenvolvimento econômico e cultural”.

O espaço tem 11 quiosques e a ocupação foi feita por meio de edital de seleção, realizado entre 2017 e 2018, destinado a jovens negros com projetos de empreendedorismo cultural. A seleção ficou a cargo de uma comissão especial de jurados, com representantes da Secretaria de Estado de Cultura, Fundação Palmares, Secretaria Municipal de Cultura e Conselho Municipal de Políticas Culturais.

Os candidatos apresentaram propostas de livrarias, moda, gastronomia e música, todas em diálogo com a cultura afro. Durante o período de seleção, os empreendedores receberam uma série de oficinas de capacitação.

Segundo a secretária de Cultura, Aline Ribeiro, o Espaço Afro Rua tem potencial para se tornar referência em todo o estado e, a longo prazo, pode se tornar uma referência  nacional de afro-empreendedorismo, economia criativa e política pública para ocupação de espaços.

- Os jovens aprovados têm a permissão de uso dos quiosques por quatro anos, um período eficiente para impulsionar o seu negócio e gerar renda. Ao mesmo tempo, o Espaço Afro Rua será uma opção de lazer e consumo de arte, um polo cultural descentralizado, ao alcance da periferia – acredita.

SEMANA DO POVO PRETO – Além da abertura do Espaço Afro Rua, no Retiro, a semana da consciência negra em Volta Redonda terá extensa programação cultural. O Memorial Zumbi dos Palmares, na Vila Santa Cecília, receberá a programação da 3ª Semana do Povo Preto.

Ainda na quarta-feira, quando é comemorado o Dia da Consciência Negram haverá a abertura da exposição “Orixá Itan” (Mitologia Africana), às 18h, com os trabalhos da artista Júlia Cídio, participante do edital de ocupação cultural do espaço. A exposição poderá ser visitada até dezembro no Memorial Zumbi, na Vila Santa Cecília. (Foto: Diário do Vale / Júlio Amaral)

Comentários via Facebook

(O Foco Regional não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)

+ Lidas

Em foco

Notícias primeiro na sua mão

Primeiro cadastre seu celular ou email para receber as ultimas notícias.

Curta nossa fan page, receba todas as atualizações - Foco Regional

Tempo Real

20:58 Polícia